NOS poderá rescindir contrato com o Sporting

Notícia é avançada pelo jornal “O Jogo” é dá conta de que a NOS, principal patrocinador do Sporting CP, está a ponderar a rescisão de contrato com o clube “verde e branco” em virtude dos acontecimentos das últimas horas.

Cristina Bernardo
Ler mais

Em virtude dos acontecimentos das últimas horas e que estão a abalar o universo leonino, nomeadamente as agressões em Alcochete e da Operação Cashball, o jornal desportivo “O Jogo” dá conta de que a NOS está a ponderar a rescisão de contrato com o Sporting.

O “Jornal Económico” está a tentar obter uma reação por parte da NOS, mas até ao momento foi remetido para mais tarde um eventual comentário a este cenário.

Recorde-se que este é um contrato com validade até 2028 e com um valor estimado em 515 milhões de euros.

A Polícia Judiciária (PJ) anunciou ao final da manhã a detenção de quatro pessoas durante buscas realizadas na SAD do Sporting, em Alvalade (Lisboa), por “suspeitas de corrupção ativa”.

Em comunicado, a PJ adianta que a operação ‘Cashball’ envolveu 40 elementos da PJ e incluiu uma dezena de buscas domiciliárias e num clube desportivo (Sporting).

Segundo o jornal Correio da Manhã, os quatro detidos são: Gonçalo Rodrigues, funcionário do clube, e André Geraldes, diretor desportivo do futebol do Sporting, e Paulo Silva, João Gonçalves – que não tem ligações oficial com os ‘leões.

O que diz o acordo do Sporting com a NOS?

A Sporting Clube de Portugal SAD firmou com a NOS um contrato para a cessão dos direitos de transmissão televisiva e multimédia dos jogos em casa da equipa A de futebol senior e ainda o direito de exploração estática e virtual do Estádio José Alvalade a partir de 1 de julho de 2018 e pelo período de 10 épocas desportivas. O contrato prevê ainda o direito de transmissão e distribuição do Canal Sporting TV por 12 épocas desportivas a partir de 1 de julho de 2017.

Segundo o comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a NOS passou a ser, a partir de 1 de janeiro de 2016, patrocinador principal dos leões por 12 épocas e meia.

Este acordo representa para o Sporting uma contrapartida financeira global de 446 milhões de euros, “repartida em montantes anuais progressivos”.   

Em simultâneo, o Sporting comunicou ao regulador dos mercados mobiliários que foi feito um aditamento ao contrato atual com a PPTV – Publicidade de Portugal e Televisão SA, através do qual “foram revistos os valores a pagar pelos direitos de transmissão televisiva e multimédia dos jogos em casa da Equipa A de Futebol Sénior da Sporting SAD e direito de exploração da publicidade estática e virtual do estádio José Alvalade” válido para as épocas 2015-2016, 2016-2017 e 2017-2018, ou seja, até à altura em que esses direitos irão passar para a NOS.

No total, ambos os contratos ascendem a um total de 515 milhões de euros, conclui a nota enviada pela Sporting SAD à CMVM.

Relacionadas

Sporting CP confirma buscas e dois colaboradores constituídos arguidos

O Sporting CP confirmou, através de comunicado no seu site, as buscas efetuadas nas instalações do clube e que dois colaboradores foram constituídos arguidos.

Sporting SAD: Comunicado ao mercado depende de esclarecimentos à CMVM

A CMVM ainda está “em processo de esclarecimento” para uma eventual comunicação ao mercado sobre o “impacto material” da crise do Sporting. Face aos incidentes em Alcochete, os jogadores poderão avançar com uma rescisão por justa causa, o que afetaria os ativos da SAD.

Operação “Cashball”: Conta oficial ou ‘saco azul’? PJ investiga rastro do dinheiro para Sporting pagar a árbitros

Buscas da PJ à SAD do Sporting levaram hoje a quatro detenções na investigação a alegado esquema de corrupção no andebol que pode agora alastrar-se a outras modalidades com a compra de árbitros e pagamentos a jogadores. Na mira dos investigadores estão levantamentos bancários que terão servido para subornos. Querem saber se foram efetuados através de contas oficiais do clube ou de um ‘saco azul’.

SAD do Sporting alvo de buscas da PJ

A Polícia Judiciária (PJ) está a realizar buscas na SAD do Sporting, de acordo com a informação avançada pela “RTP” e Correio da Manhã” (CM) na manhã desta quarta-feira.

Drama, agressões e rescisões: terça-feira negra ensombra futebol português

A Academia de Alcochete foi palco de um dos episódios mais negros da história do futebol português. Consequências para o clube de Alvalade são imprevisíveis.
Recomendadas

Apoio a Rui Rio: o que diz o documento que o PSD Lisboa não vai subscrever

Apesar de vários presidentes de distritais sociais-democratas terem expressado dúvidas quanto à forma e conteúdo do texto, o documento será assinado por todos, à exceção do PSD-Lisboa.

Bruno de Carvalho vai impugnar eleições do Sporting

Decisão é sustentada “por terem sido precedidas de várias ilegalidades, algumas já comprovadas pelos tribunais e revestidas de um grave desrespeito pela democracia”.

Pobreza multidimensional afeta cerca de 1,3 mil milhões de pessoas no mundo

Números do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento Humano (PNUD) indicam a existência de 662 milhões de crianças de 104 países em situação de pobreza multidimensional, entre 1,3 mil milhões de pessoas.
Comentários