[weglot_switcher]

Nova Iorque: coronavírus causou 592 mortes em 24 horas esta quinta-feira. Já há 102 mil infetados

Atualmente, mais de 14 mil pessoas encontram-se hospitalizadas devido ao surto do coronavírus. O governador do estado norte-americano Andrew Cuomo diz que o pico deverá acontecer entre os próximos sete a 21 dias.
  • Mary Altaffer/AP Images
3 Abril 2020, 19h03

Nova Iorque registou 592 mortes por coronavírus na quinta-feira, sendo o maior aumento de mortos num dia, o que fez com que o total de vítimas da pandemia tenha atingido as 2.935 em todo o estado nova iorquino, segundo informou o governador da cidade Andrew Cuomo em conferência de imprensa, conta o “Independent” esta sexta-feira, 3 de abril.

Os casos de coronavírus ultrapassaram a barreira dos 100 mil no estado de Nova Iorque, com 102.863 pessoas  com testes positivos, 57.159 das quais residentes apenas na cidade de Nova Iorque. Andrew Cuomo acrescentou que as as autoridades de saúde olham para o estado de Long Island com preocupação dado o aumento de infeções.

Atualmente, mais de 14 mil pessoas encontram-se hospitalizadas devido ao surto do coronavírus. A escassez de material médico que inclui equipamentos de proteção individual (EPI), batas e ventiladores também tem sido uma preocupação.

O estado de Nova Iorque tem feito um esforço para comprar ventiladores e tratar todos os pacientes. “É inacreditável para mim que nos Estados Unidos da América, não podemos fabricar estes materiais e que estamos todos a comprar a China para os obter”, referiu Andrew Cuomo.

O governador já assumiu a vontade em assinar uma ordem executiva que permita ao Estado de Nova Iorque redistribuir ventiladores e EPIs de instituições que atualmente não os utilizam.

“Estas instituições receberão o ventilador de volta ou serão reembolsadas e pagas pelo ventilador para que possam comprar um novo ventilador. Não posso fazer mais nada além disso. Não vou estar numa posição em que as pessoas estão a morrer e temos várias centenas de ventiladores do nosso próprio estado em outros lugares”, explicou Andrew Cuomo.

O governador já pediu a outros estados que emprestem ventiladores a Nova Iorque, caso tenham em excesso e prometeu ajudar os outros estados assim que Nova Iorque ultrapassar o pico de casos de coronavírus, que deverá acontecer entre os próximos sete a 21 dias.

Andrew Cuomo já tinha solicitado ao governo federal o fornecimento de ventiladores. Até o momento, Nova Iorque recebeu 4.400 ventiladores do governo, que esgotou rapidamente o seu próprio stock, sendo por isso incapaz de fornecer a quantidade necessária de ventiladores não só em Nova Iorque, como em outros estados nos Estados Unidos.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.