[weglot_switcher]

Nova moderadora, outros temas e microfone desligado. Segundo debate entre Trump e Biden tem novas regras

Além do microfone desligado, a CPD publicou na sua página que Kristen Welker, uma jornalista da NBC, será a moderadora do debate presidencial de 22 de outubro de 2020 e que “selecionou os tópicos para este debate”, uma decisão que não agradou a Donald Trump.
20 Outubro 2020, 11h28

A Comissão de Debates Presidenciais (CPD, na sigla em inglês) anunciou uma nova moderadora e novos temas para o próximo debate entre Donald Trump e Joe Biden.

O segundo debate entre os dois candidatos presidenciais vai também contar com microfones desligados, isto é, enquanto um interlocutor fala, o outro fica com o microfone desligado para evitar interrupções, como aconteceu por inúmeras vezes no primeiro debate.

“O único candidato cujo microfone estará ligado durante esse período de dois minutos é o candidato que tem a palavra”, apontou a CPD acrescentando que “estamos confortáveis ​​com o fato de que estas ações alcançam o equilíbrio certo e que são do interesse do povo americano, para quem estes debates são realizados”.

A CPD também explicou que “percebemos, após discussões com as duas campanhas, que nenhuma delas pode ficar totalmente satisfeita com as medidas anunciadas hoje. Alguém pode pensar que [os candidatos] foram longe demais e há quem possa pensar que não foram longe o suficiente”.

A campanha de Donald Trump expressou objeções à mudança, segundo o ” The Guardian”, mas garantiram que o candidato republicano ainda vai participar do evento de quinta-feira à noite, uma de suas últimas hipóteses de alcançar uma grande audiência em horário nobre antes do fim da votação a 3 de novembro.

“O presidente Trump está empenhado em debater Joe Biden independentemente das mudanças de última hora nas regras da comissão tendenciosa, numa última tentativa dar vantagem ao seu candidato favorito”, disse o responsável pela campanha Bill Stepien.

Por sua vez, o presidente americano confirmou igualmente que vai participar, apesar de considerar “injusta” as alterações para o segundo debate. “Vou participar, mas é muito injusto porque mudaram os tópicos e é muito injusto que novamente tenhamos uma moderadora totalmente tendenciosa”.

Além do microfone desligado, a CPD publicou na sua página que Kristen Welker, uma jornalista da NBC, será a moderadora do debate presidencial de 22 de outubro de 2020 e que “selecionou os tópicos para este debate”. Os temas escolhidos para o debate que vai durar 90 minutos foram: Combate à COVID-19, famílias americanas, raça na américa, alterações climáticas, segurança nacional e liderança.

Regras que incomodaram a Trump, mas pouco ou nada a Biden. O porta-voz do candidato democrata, TJ Ducklo admitiu ao “The Guardian” que a comissão de campanhas e debates concordou que Kristen Welker e frisou que “Donald Trump tem medo de enfrentar mais perguntas sobre sua resposta desastrosa da Covid”.

“Como de costume, o presidente está mais preocupado com as regras de um debate do que em conseguir a ajuda de que uma nação em crise precisa”, sublinhou TJ Ducklo.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.