‘Nova’ Praça de Espanha vai custar seis milhões de euros

Projeto foi apresentado esta segunda-feira e terá um prazo de 10 meses para a execução da obra, além de mais um ano para a manutenção dos espaços verdes.

A requalificação da Praça de Espanha, em Lisboa, irá custar seis milhões de euros. Este é o valor base da proposta que foi apresentada na manhã desta segunda-feira, na Fundação Calouste Gulbenkian.

Dos nove projetos que concorreram para as obras da ‘nova’ Praça de Espanha, a escolha acabou por recair no atelier NPK – Arquitectos Paisagísticos Associados com “Os Caminhos da Água” que pretende “recuperar o riacho do Pêgo, a Praça Central e a Praça da Água, bem como a criação um espaço contínuo que ligará a Avenida Duque d’ Avila, o Jardim da Gulbenkian até à Praça de Espanha”.

Praça de Espanha

Com a transformação do nó rodoviário da Praça de Espanha, Lisboa vai ganhar um novo parque verde, maior do que o Jardim da Estrela, e ligações rodoviárias mais simples e rápidas. Conheça aqui o que vai mudar.#Lisboa #pracadeespanha ##EGCA2020

Posted by Fernando Medina on Monday, 11 February 2019

Esta proposta prevê também a reconfiguração viária daquele espaço deixando de existir a atual rotunda onde se encontra o Arco de São Bento.

O parque terá “um número muito significativo de árvores”, zonas de “clareiras de fruição”, parques infantis, esplanadas, quiosques e a “recuperação da água como elemento central” afirmou o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, referindo que este projeto vai “permitir uma melhor vivência para todas aqueles pessoas que vão poder atravessar a pé a Praça de Espanha, utilizando uma ponte pedonal” que a ligará à Fundação Calouste Gulbenkian.

A presidente da Fundação Calouste Gulbenkian, Isabel Mota, anunciou também que será lançado “em breve um concurso de ideias para a extensão do Parque Gulbenkian para o seu vértice sul”, que deverá estar concluída “pouco tempo depois do Parque Urbano da Praça de Espanha”.

Recomendadas

“Falar Direito”: Veja aqui em direto o programa desta semana

Rogério Alves, antigo bastonário da Ordem dos Advogados, é o convidado desta semana do “Falar Direito”, programa transmitido esta sexta-feira, às 11h00, nas redes sociais e site do Jornal Económico.

O Jornal Económico num minuto

O Jornal Económico desta semana já está disponível nas bancas de todo o país e na plataforma JE Leitor, para os nossos assinantes digitais.

Já viu o “Mercados em Ação”? CTT, Karl Lagerfeld e Inteligência Artificial em destaque

Todas as quintas-feiras, Shrikesh Laxmidas (Diretor Adjunto do JE) e Marco Silva (consultor de estratégia e investimento) debatem os acontecimentos mais importantes nos mercados financeiros, com a participação de analistas de topo no estúdio e via Skype.
Comentários