[weglot_switcher]

Nova ronda de financiamento tem 5 milhões para projetos de impacto social

Proteção Social, Emprego, Justiça, Saúde e Inclusão Digital são as áreas de competência de política pública em que estes projetos deverão atuar.
11 Maio 2018, 12h30

Arranca agora uma nova ronda de financiamento promovida pela Portugal Inovação Social, visando apoiar, com 5 milhões de euros, projetos inovadores orientados para ganhos de eficiência na prestação de serviços públicos e na resolução de problemas sociais, cujos resultados previstos, se alcançados, permitem reembolsar o investidor social na totalidade e gerar poupança para o Estado.

O concurso estará aberto continuamente, até que seja esgotada a dotação. Mais informações no portal do Balcão 2020.

A Portugal Inovação Social, iniciativa pública nacional, pioneira na Europa, criada para promover a inovação e o empreendedorismo social em Portugal, através da mobilização de cerca de 150 milhões de euros em Fundos da União Europeia, no âmbito do Portugal 2020.

O que é um Título de Impacto Social?

Os Títulos de Impacto Social (TIS) são um dos quatro instrumentos de financiamento da iniciativa Portugal Inovação Social. Destinam-se a apoiar projetos inovadores que respondam a problemas sociais prioritários da competência da política pública, numa lógica de pagamento por resultados. O projeto é implementado por uma ou mais entidades privadas e financiado por um ou vários investidores sociais, propondo-se alcançar determinados resultados sociais mensuráveis, cujos indicadores e métricas devem ser previamente validados pela Entidade Pública responsável pela política setorial. Se esses resultados contratualizados em candidatura forem alcançados, os investidores sociais são integralmente reembolsados.

O risco de insucesso está, por isso, do lado dos investidores sociais que suportam inicialmente os custos necessários à implementação do projeto.

Podem ser investidores sociais empresas privadas, Fundações e Associações, bem como consórcios de várias destas entidades.

Em caso de sucesso, os financiadores do projeto serão reembolsados pelas verbas despendidas, podendo aplicá-las no mesmo projeto para permitir o seu crescimento, ou no financiamento de outras soluções.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.