[weglot_switcher]

Nova Zelândia prepara-se para decretar “erradicação de contágios” após 13º dia consecutivo sem novos casos

O país que tem sido apontado internacionalmente como exemplar no combate à pandemia de covid-19, prevê decretar a “erradicação da doença” a 15 de junho. Atualmente, existe apenas uma pessoa infetada pelo vírus na Nova Zelândia.
4 Junho 2020, 10h56

A Nova Zelândia poderá decretar “erradicação de contágios” no próximo dia 15 de junho, depois não ter registado, pelo 13º dia consecutivo, novos casos de Covid-19.

Segundo a notícia avançada pela “Associated Press”, esta quinta-feira, a decisão ecoa entre os membros do Ministério da Saúde de Wellington. O país registou o último contágio no dia 22 de maio, trata-se de uma pessoa que esteve em contacto com um “foco identificado” e que de momento encontra-se internada nos cuidados intensivos. No dia 27 de maio os médicos deram alta hospitalar ao penúltimo paciente que se encontrava internado com Covid-19.

Assim, no próximo dia 15 de junho cumprem-se os 28 dias de alta do último caso de contágio sem rastreio, detectado no dia 29 de abril, estando as autoridades em condições de afirmar a erradicação do vírus no país. Mesmo assim, a eliminação do coronavírus na Nova Zelândia não tem “data fixa” nem significa a erradicação “permanente” no país disse a mesma fonte.

“Trata-se da eliminação da cadeia de transmissão na nossa comunidade em, pelo menos, 28 dias. Podemos conter efectivamente qualquer futuro caso importado do estrangeiro”, precisou o mesmo responsável.

O governo mantém-se ciente de que os casos poderão voltar a surgir uma vez que as fronteiras estrangeiras reabrirem. O país já suspendeu muitas de suas restrições de vírus e poderá avançar para a segunda fase de desconfinamento já na próxima semana. O governo de Wellington decretou em finais de abril o nível máximo de alerta contra a pandemia que incluiu o confinamento absoluto e paragem total das actividades económicas.

Pouco mais de 1.500 pessoas contraíram o vírus durante o surto, incluindo 22 que morreram.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.