[weglot_switcher]

Novo Banco decide pagar a todos os fornecedores a pronto pagamento

Depois do BCP foi a vez do Novo Banco anunciar medidas para melhorar a tesouraria dos fornecedores. O banco vai pagar no imedidato em vez do pagamento a 30 dias que era hábito.
  • António Ramalho, Novo Banco
1 Abril 2020, 17h13

O Novo Banco anunciou que vai pagar a todos os fornecedores a pronto pagamento para ajudar à tesouraria dessas empresas.

“Atendendo ao atual contexto de crise decorrente da Covid-19”, o banco decidiu que todos os seus fornecedores passam a receber as suas faturas imediatamente “após boa conferência e lançamento das mesmas por parte das respetivas Estruturas Compradoras do Grupo Novo Banco.

Atualmente o Banco estabelece por norma com fornecedores um prazo de pagamento de 30 dias, prazo esse que já estava alinhado com as boas práticas de mercado.

Hoje o Millennium BCP anunciou uma medida idêntica. O BCP decidiu encurtar o prazo do pagamento das faturas mensais devidas aos fornecedores, passando a liquidá-las em apenas uma semana em vez de trinta dias. A medida foi tomada tendo em conta as “dificuldades de tesouraria que muitos fornecedores enfrentam neste momento”, anunciou o banco liderado por Miguel Maya numa curta nota enviada às redações.

Já o Novo Banco lembrou que implementou várias medidas destinadas a assegurar a mitigação dos impactos económicos, destacando-se a  “Moratória de Crédito” para garantir a tesouraria e a liquidez do tecido empresarial, prevenindo assim eventuais incumprimentos por parte dos Negócios e Empresas.

Foi lançada a Linha de Crédito Capitalizar 2018 Covid-19, com uma dotação de 400 milhões de euros para “Fundo de Maneio” e “Plafond Tesouraria”, assim como as Linhas Especiais de Crédito com a garantia do Estado no valor de 3 mil milhões de euros para apoiar as empresas afetadas pela Covid-19, relata o comunicado.

O banco diz que assegurou ainda – para mitigação dos impactos económicos, quer no apoio à tesouraria das empresas e negócios, quer na proteção de empregos – a “criação de uma linha de conta corrente Novo Banco, dedicada a apoiar os comerciantes e pequenos negócios afetados pelo contexto do Covid-19, com isenção de comissões nos primeiros 6 meses”.

Mas também a “antecipação às empresas das prestações da Segurança Social até 70% do valor suportado com os seus salários, permitindo liquidez imediata e consequentemente um acréscimo de liquidez de tesouraria e reduzindo o risco de salários em atraso; a possibilidade de período de carência de capital até 12 meses em contratos de financiamento de médio e longo prazo já em curso, em casos devidamente justificados, para certos sectores de atividade e quando o serviço da dívida estiver devidamente assegurado; o crédito às empresas de setores em maior dificuldade de tesouraria, com prorrogação do prazo de pagamento das faturas até 90 dias dos produtos de Factoring; a isenção de custos fixos nas transações efetuadas através de Terminais de Pagamento Automático, permitindo aos comerciantes aceitar pagamentos de valor reduzido sem custos acrescidos; e a isenção de custos do serviço de homebanking NBnetwork até 30 de abril, para novos pedidos”.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.