[weglot_switcher]

Novo Banco “salvou” cerca de 29% do crédito malparado herdado do BES

Este rácio é obtido através do valor da exposição original aos grandes devedores que era de 4.678 milhões de euros e da soma de dois indicadores – o valor recuperado de 444 milhões (reembolsos e venda de carteiras de crédito non-performing) e o valor que resta vivo desses créditos, e que é de 894 milhões de euros (depois de imparidades).
7 Setembro 2021, 07h40

O Novo Banco salvou até ao fim do ano passado cerca de 25% a 30% do crédito malparado que herdou do BES, de acordo com os dados divulgados na informação agregada e anonimizada sobre as grandes posições financeiras do Novo Banco, com referência a 31 de dezembro de 2020, do Banco de Portugal. Os dados referem-se a créditos em incumprimento com um limite mínimo de elegibilidade de 43,3 milhões de euros.

Este rácio é obtido através do valor da exposição original aos grandes devedores que era de 4.678 milhões de euros e da soma de dois indicadores – o valor recuperado de 444 milhões (reembolsos e venda de carteiras de crédito non-performing) e o valor que resta vivo desses créditos, e que é de 894 milhões de euros (depois de imparidades registadas de 617 milhões). Portanto, dos cerca de 4,7 mil milhões de euros de crédito em incumprimento o Novo Banco “salvou” 1.338 milhões, o que representa 28,6% da exposição original.

O Novo Banco fechou o ano de 2020 com uma exposição (valor agregado bruto do crédito) de 894 milhões a 36 grupos devedores, o que compara com um valor agregado bruto inicial do crédito destes devedores de 4.678 milhões. Isto depois de  imparidades registadas de 617 milhões de euros e do registo de “Outras Perdas” (inclui perdas realizadas e perdas estimadas, por exemplo com a execução de garantias) de 3.379 milhões de euros.

As contas feitas pelo Jornal Económico, abatendo ao valor da exposição inicial, o montante recuperado e o montante do crédito desses 36 devedores que ainda está vivo, revelam que a perda proveniente dos grandes devedores do Novo Banco, herdados do BES, ronda os 3,3 mil milhões de euros. O que é uma estimativa aproximada porque ainda pode haver recuperações. Em termos aproximados os 36 devedores do BES custaram ao Novo Banco mais de 3 mil milhões de euros.

Dos 36 créditos em incumprimento, 20 devedores apresentam algum tipo de garantia, seja ela pessoal, imobiliária ou ativos financeiros.

Ao todo, entre créditos e participações em instrumentos de capital (essencialmente fundos de reestruturação), a exposição original do Novo Banco era de 7.598 milhões de euros. A 31 de dezembro do ano passado, a soma das duas parcelas dá uma exposição de 2.359 milhões. Este é portanto o valor da exposição do Novo Banco a devedores em incumprimento e a participações financeiras de risco à data de 31 de dezembro de 2020.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.