[weglot_switcher]

Novo Banco vai pedir mais 541 milhões de euros ao Fundo de Resolução

A confirmar-se esta necessidade de capital, as contribuições do Mecanismo de Capital Contingente para o Novo Banco ascenderão 2.482 milhões de euros.
2 Agosto 2019, 18h20

O Novo Banco estima pedir 541 milhões ao Fundo de Resolução para reforçar o capital. Mas esta é a estimativa em junho até ao final do ano este número pode mudar. Em comunicado divulgado pela Comissão do Mercados dos Valores Mobiliários (CMVM), a instituição de crédito liderada por António Ramalho explica que o banco “tem os seus rácios de Common Equity Tier 1 e Tier 1 protegidos em níveis predeterminados até aos montantes das perdas já verificadas nos ativos protegidos pelo Mecanismo de Capital Contingente”, com “o montante de compensação de capital estimado nas contas do semestre é de 541 milhões de euros”.

“A compensação do final do ano dependerá das perdas e custos, das recuperações e das exigências de capital em vigor à data”, lê-se na nota. Isto significa que o valor que o Novo Banco vai pedir no final do ano ao mecanismo de capital contingente pode se superior ou inferior.

A confirmar-se esta necessidade de capital, as contribuições do Mecanismo de Capital Contingente para o Novo Banco ascenderão 2.482 milhões de euros. Aquando da venda de 75% do capital do Novo Banco à Lone Star, ficou definido um tecto máximo de 3,89 mil milhões de euros para capitalizar o banco.

No ano passado o Novo Banco pediu uma injeção de capital ao Fundo de Resolução no valor de 1.149 milhões de euros para cobrir os prejuízos que ascenderam a 1.412 milhões, depois de, em 2018, António Ramalho ter anunciado a necessidade de capitalizar o Novo Banco ao Fundo de Resolução em 792 milhões de euros por cont de perdas apuradas em 2017.

 

(atualizada)

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.