[weglot_switcher]

Novo fundo europeu para a economia azul com 60 milhões de euros

O Plano de Investimento para a Europa comprometeu-se com 35 milhões de euros, anunciou esta sexta-feira a Comissão Europeia. No fundo está também envolvida a antiga tabaqueira dinamarquesa Chr. Augustinus Fabrikke, que agora opera como empresa de investimento da Fundação Augustinus.
12 Novembro 2021, 15h11

O Fundo Europeu de Investimento (FEI) aprovou uma autorização de 35 milhões de euros para o fundo inaugural da Ocean 14 Capital, o primeiro exclusivamente dedicado à economia azul, onde estarão 60 milhões de euros. O fundo insere-se no âmbito do projeto BlueInvest, que une a Comissão Europeia e o FEI, e envolve ainda a dinamarquesa Chr. A Augustinus Fabrikker (antiga tabaqueira, que agora opera como empresa de investimento da Fundação Augustinus) – a alocar 15 milhões de euros – e Builders Initiative e a Minderoo Foundation – que se comprometeram com 10 milhões de euros.

O primeiro fundo da Ocean 14 Capital – uma empresa de capital privado focada nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas – terá como alvo tecnologias em fase de desenvolvimento e empresas que promovam a pesca sustentável, a aquicultura, as proteínas alternativas, a conservação e a saúde dos oceanos, nomeadamente a proteção da flora marinha e o combate aos resíduos plásticos.

“Com o BlueInvest [iniciativa criada em 2020], a Comissão e o FEI dispõem de um poderoso instrumento para promover a economia azul sustentável como pedra angular do Green Deal. Encorajamos empresas inovadoras, de pequena e média dimensão, e startups a aproveitarem as vantagens dos fundos”, apelou o comissário europeu para o Ambiente, Oceanos e Pescas, Virginijus Sinkevičius.

O financiamento do FEI é garantido pelo Fundo Europeu para Investimentos Estratégicos (FEIE). “A economia azul é estratégica para o Green Deal. Acreditamos que o nosso compromisso irá catalisar mais investimentos e ajudar a criar um ecossistema de capital europeu que funcione bem para este sector”, garantiu o diretor executivo do FEI.

Já o CEO da Chr. Augustinus Fabrikker, Claus Gregersen, explicou que o interesse da sociedade no Ocean 14 Capital está relacionado com a importância que veem “em garantir práticas de negócios sustentáveis ​​no oceano para promover a prosperidade” desta parte “vital” do nosso ecossistema, bem como nas “capacidades únicas” que identificaram na equipa.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.