[weglot_switcher]

Novo LL.M. da Católica junta direito e tecnologia

Católica Global School of Law lança LL.M para recém-licenciados em Direito e jovens advogados. A aposta? Desenvolver o papel do direito numa economia progressivamente mais digital.
15 Março 2020, 17h00

Law in a Digital Economy, o terceiro Legum Magister ou Master of Laws (LL.M.) é a grande novidade da Católica Global School of Law para o próximo ano letivo. Tito Rendas, assistente convidado e doutorando na Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa (Lisboa), um dos coordenadores, explica a quem se destina o programa e o que se pode aprender com ele.

 

Que razões levam a Global School of Law a lançar o LL.M. Law in a Digital Economy?
A prática do Direito tem vindo a sofrer profundas alterações. Ao advogado exige-se hoje que opere num contexto de acelerada e constante mudança tecnológica e que, nesse contexto, desenvolva soluções dinâmicas e inovadoras para os seus clientes. Cada vez mais, o mercado que virá a receber os nossos alunos exige que estes tenham uma competência técnica direcionada para as questões na interseção entre o direito e a tecnologia. É um mercado que está carente de profissionais que compreendam o direito aplicável à inovação tecnológica, mas – mais do que isso – que percebam o impacto económico, social e cultural da tecnologia e que consigam dialogar produtivamente com quem opera nesse setor.

 

O que diferencia o novo LL.M. dos outros dois programas da escola?
Este novo LL.M pretende dar formação avançada nas áreas do direito que mais frequentemente se confrontam com desafios criados pelas tecnologias digitais, entre as quais a propriedade intelectual, a proteção de dados e a concorrência, assim como levar os alunos a compreender o funcionamento dessas tecnologias, como a inteligência artificial, a blockchain e a computação em nuvem. Os dois outros programas têm também uma aposta forte em questões de direito e tecnologia, mas a novidade deste novo LL.M é que todo ele está estruturado em torno deste cruzamento entre direito, economia e tecnologia. Por essa razão, decidimos apresentar um novo catálogo de disciplinas inovadoras e originais no panorama académico português, com o traço comum de se relacionarem com o papel do direito numa economia progressivamente mais digital.

 

Quantas disciplinas tem o programa? Há disciplinas opcionais?
O programa foi desenhado para ser flexível, oferecendo entre 20 a 30 disciplinas, das quais duas são obrigatórias.
No início do ano letivo, os alunos devem ainda frequentar um bootcamp intensivo destinado a conferir-lhes competências e conhecimentos técnicos sobre várias tecnologias digitais. O Bootcamp “Tech for Lawyers” terá a duração de uma semana e resulta de uma parceria entre a Católica e o Instituto Superior Técnico. Os alunos terão contacto com especialistas em engenharia e ciência da computação, com o objetivo de compreenderem melhor o funcionamento daquele que será o seu objeto de estudo ao longo do ano letivo.

Quem são os principais destinatários do programa?
O novo LL.M. dirige-se a recém-licenciados em Direito e jovens advogados de todo o mundo que procurem um programa desafiante e interdisciplinar sobre direito e tecnologia.

 

Quando arranca? Com quantas vagas? Qual a sua duração?
A primeira edição do LL.M. Law in a Digital Economy arrancará no ano letivo 2020-2021. À semelhança dos outros LL.M. da Católica Global School of Law, terá a duração de um ano letivo, com início em setembro e fim em julho.
O LL.M. irá abrir com 20 vagas. O processo de candidaturas abriu no início de março 2020 e, à semelhança do que acontece com os outros LL.M., a Católica Global School of Law aceita candidaturas de uma forma contínua.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.