[weglot_switcher]

Novo terminal de cruzeiros de Lisboa recebe primeiros passageiros

A inauguração do novo terminal está prevista para depois das eleições autárquicas, já na presença do futuro poder municipal a eleger em Lisboa a 1 de outubro.
19 Setembro 2017, 19h24

O novo terminal de cruzeiros de Lisboa recebeu ontem os primeiros passageiros, num total de cerca de 3.500 pessoas.

Estes passageiros foram transportados pela navio Monarch, numa operação de ‘turnaround’ (com entrada e saída nas diversas escalas da viagem), com o desembarque dos passageiros que terminaram uma viagem com origem em Warnemunde (Alemanha) para uma viagem de oito dias com destino às Ilhas Canárias.

A Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino marcou presença nesta ocasião, acompanhada da Presidente do Porto de Lisboa, Lídia Sequeira e do Diretor do Terminal, Ricardo Ferreira tendo visitado demoradamente as instalações da nova Gare e testemunhado o desenrolar das diversas fases da atividade deste primeiro dia do Terminal de Cruzeiros de Lisboa que envolveu, para além dos trabalhadores do Terminal, entidades como o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras e a Autoridade Tributária e Aduaneira.

Na ocasião, Ana Paula Vitorino, ministra do Mar, marcou presença, considerando que este novo terminal é “uma obra que honra a arquitetura e a engenharia portuguesas, que estabelece uma relação fantástica entre a cidade e o rio através de uma integração harmoniosa de todos os elementos da envolvente, importante para o turismo e para a economia do mar”.

A ministra do Mar acrescentou que “é uma infraestrutura pronta para acolher o crescimento previsto do porto de Lisboa na área dos cruzeiros de ‘turnaround’ e dota a capital de capacidades competitivas para concorrer com outras cidades neste segmento”.

Ana Paula Vitorino sublinhou ainda que esta foi “uma visita de trabalho para assinalar o arranque das operações no novo terminal e não uma inauguração oficial, a qual ocorrerá em data oportuna após o ato eleitoral e empossado o novo executivo de Lisboa”.

“Estamos no bom caminho, com um novo terminal de cruzeiros de excelência e com a realização em Lisboa, em 2018, da ‘Seatrade Cruise Med’, uma das maiores feiras de cruzeiros do mundo. Obra e passos concretos importantes para fazer acontecer o mar”, concluiu Ana Paula Vitorino.

Segundo um comunicado da APL – Administração do Porto de Lisboa, o diretor do terminal, defendeu que “o fluxo do processamento de bagagens e de passageiros decorreu com grande normalidade, sem quaisquer problemas de segurança e que a capacidade de resposta foi muito boa considerando que foi a primeira vez que a infraestrutura foi utilizada, e numa operação mais complexa como é a de ‘turnaround’”.

O projeto do novo terminal de cruzeiros de Lisboa, que foi iniciado em 2007 pelo Porto de Lisboa (APL) no âmbito das Orientações Estratégicas para o Setor Marítimo Portuário, consistiu numa fase inicial na construção de novo cais e reabilitação do existente.

Com a realização da obra marítima, o terminal de cruzeiros ficou dotado de 1490 metros de cais acostável, incluindo o reforço dos cais existentes e o tratamento e consolidação dos lodos e aterro da doca do Terreiro do Trigo.

A construção da nova gare, da responsabilidade do LCT – Lisbon Cruise Terminals, que desde 2014 tem a concessão do terminal de cruzeiros do Porto de Lisboa, implicou um investimento global de cerca de 23 milhões de euros.

No final de 2017, prevê-se que as escalas de navios atinjam as 337, com o número de passageiros de cruzeiros no porto de Lisboa a chegar aos 524 mil, representando um crescimento de cerca de 8% do número de escalas face a 2016.

Estes números farão de 2017 o segundo melhor ano de sempre da atividade de cruzeiros no Porto de Lisboa. Os recordes foram alcançados em 2013, com 353 escalas e 558 mil passageiros.

Prevê-se que o ano de 2018 seja o melhor de sempre na atividade de cruzeiros em Lisboa, com um novo recorde estimado de escalas de navios, 361, e de passageiros, 617 mil.

O próximo ano será também o da realização, em Lisboa, da 12º edição da Seatrade Cruise Med, uma das maiores feiras de cruzeiros do mundo. Espera-se que a organização deste evento tenha um efeito multiplicador na atividade de cruzeiros.

“A flexibilidade e a acessibilidade, a segurança, a qualidade ambiental e o conforto são as principais mais-valias do novo terminal. Com uma gare com uma área de 13.800 m2 e um cais de 1.490 metros de comprimento, Lisboa tem capacidade para receber navios de vários tipos e dimensões com um calado até 12 metros”, destaca o referido comunicado da APL.

A nova gare de passageiros com três andares, dispõe de 360 lugares de estacionamento público e 80 lugares de estacionamento de autocarros/táxis e carros turísticos.

Tem 65 mil metros quadrados de área desenvolvida (jardins, estacionamentos e estradas de acesso) e um sistema de passarela com 600 metros, totalmente automatizado, com uma ligação ao terminal.

O terminal conta com 3.500 metros quadrados de área para desembarque e recolha de bagagem e mais 2.100 metros quadrados de área para embarque e check-in.

O novo edifício do Terminal de Cruzeiros de Lisboa foi concessionado à LCT – Lisbon Cruise Terminals, consórcio constituído pela Global Liman Isletmeleri A.S. (um grupo turco), Grupo Sousa, Investimentos, SGPS, Ld.ª (um grupo madeirense), Royal Caribbean Cruises Ltd. (uma das líderes mundiais da indústria de cruzeiros), e Creuers del Port de Barcelona, SA.

O projeto de arquitetura, da autoria do arquiteto português João Luís Carrilho da Graça, capacita o porto de Lisboa para o desenvolvimento do segmento de ‘turnaround’.

“O potencial que Lisboa apresenta nesta área é muito elevado, em especial se tivermos em consideração a sua localização no cruzamento das principais rotas – Mediterrâneo, Báltico, Transatlântico, Atlântico – o que lhe confere vantagens acrescidas relativamente a outros portos no que respeita ao início e fim de época e para as viagens de reposicionamento”, conclui o comunicado da APL.

 

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.