[weglot_switcher]

Novos carros a gasóleo emitem partículas até mil vezes acima do normal

“As partículas ultrafinas não são medidas em testes oficiais, mas são consideradas as mais nocivas para a saúde humana, pois penetram profundamente no organismo e estão associadas ao risco de cancro”, referem os autores dos testes laboratoriais.
  • Cristina Bernardo
13 Janeiro 2020, 08h22

Os novos veículos a diesel emitem partículas até mil vezes acima do normal, segundo concluíram os testes da Federação Europeia dos Transportes e Ambiente (FETA).

A notícia é avançada pelo “Público” na edição desta segunda-feira, com base num relatório a que o jornal teve acesso, e adianta que o problema poderá estar associado com a regeneração dos filtros de partículas.

“As emissões totais de partículas do Nissan Qashqai e Opel Astra aumentaram ainda entre 11 e 184%, quando as partículas ultrafinas (que não estão regulamentadas) foram medidas em laboratório. Estas partículas ultrafinas não são medidas em testes oficiais, mas são consideradas as mais nocivas para a saúde humana, pois penetram profundamente no organismo e estão associadas ao risco de cancro”, referem os autores dos testes laboratoriais, citados pelo matutino.

Há 775 mil carros a gasóleo com filtros de partículas em Portugal, de acordo com os dados da associação ambientalista Zero. Esta é uma obrigação desde janeiro de 2010, no âmbito da norma Euro 5, que entrou em vigor em 2009.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.