[weglot_switcher]

Pedro Gouveia Alves: “O crédito ao consumo não é um malefício, gera crescimento da economia”

O CEO do Montepio Crédito lamenta que o peso do crédito aos consumidores na dinamização da economia não tenha sido tido em conta na moratória pública. Lucro em 2019 foi de quatro milhões de euros, revela.
12 Junho 2020, 11h30

O Montepio Crédito consolida com o Banco Montepio, que em 2019 teve lucros no valor de 21,6 milhões de euros. Quais foram os resultados do Montepio Crédito?
Foram 4 milhões de euros em 2019. Já temos também os resultados do primeiro trimestre fechado, mas como não estão consolidados não os podemos divulgar.

Posso adiantar que são superiores aos de março do ano passado, que rondaram um milhão de euros. A atividade continuou com boa performance. Num contexto em que o número de contratos de crédito automóvel decresceu 3,2% no setor, segundo dados do Banco de Portugal, nós crescemos 6,7% em 2019. Crescemos 6,9% na área dos transportes e logística e crescemos 78,5% no crédito pessoal. Esta é uma aposta que temos vindo a fazer e que em 2019 se veio a afirmar. É crédito pessoal concedido pelos canais online.

Apesar do impacto da atual pandemia na economia?
Claro que os resultados do primeiro trimestre ainda não estão influenciados pelo efeito da crise sanitária. Apesar desta crise não ter impacto imediato no negócio de intermediação financeira, é natural que dentro de algum tempo esse impacto possa começar a ser sentido nas contas das instituições financeiras.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.