[weglot_switcher]

“O Irão nunca ganhou uma guerra”. Trump responde a promessa de vingança do ataque em Bagdad

Depois de ter ordenado o ataque ao aeroporto internacional de Bagdad que matou o general iraniano, Qassem Soleimani, o presidente dos Estados Unidos utilizou a sua conta da rede social Twitter para responder às promessas de “vingança severa” de Ali Khamenei, líder supremo do Irão.
3 Janeiro 2020, 13h35

O presidente dos Estados Unidos Donald Trump fez a primeira publicação na sua conta oficial da rede social Twitter, depois do ataque ao aeroporto internacional de Bagdad esta sexta-feira, 3 de janeiro, que matou o general iraniano, Qassem Soleimani. Face às promessas de vingança parte do Irão, o líder norte-americano escreveu que “o Irão nunca ganhou uma guerra”, acrescentando que “mas nunca perdeu uma negociação”, numa mensagem que está a ser vista como uma provocação ao antigo presidente dos EUA Barack Obama, que recorde-se negociou um acordo nuclear com os iranianos.

As autoridades de segurança do Iraque anunciaram esta sexta-feira, 3 de dezembro, que o comandante da força de elite iraniana Al-Quds, o general Qassem Soleimani, morreu num ataque aéreo contra o aeroporto internacional de Bagdad. Neste mesmo ataque faleceu também o ‘número dois’ da coligação de grupos paramilitares pró-iranianos no Iraque, Abu Mehdi al-Muhandis, conhecida como Mobilização Popular [Hachd al-Chaabi]. O ataque terá vitimado pelo menos oito pessoas.

Este ataque foi ordenado por Donald Trump, tal como confirmado pelo Pentágono. “Por ordem do presidente, as forças armadas dos Estados Unidos tomou medidas defensivas decisivas para proteger o pessoal norte-americano no estrangeiro, matando Qassem Soleimani”.

O Pentágono refere que Soleimani estava “ativamente a desenvolver planos para atacar diplomatas e membros de serviço norte americanos no Iraque e em toda a região”. O Departamento de Defesa dos EUA acusou Soleimani de aprovar o assalto inédito à embaixada dos Estados Unidos em Bagdad no início desta semana, frisando que o general iraniano “tinha como objetivo dissuadir futuros planos de ataque iranianos”.

O chefe da diplomacia do Irão Mohammad Javad Zarif, utilizou a sua conta da rede social Twitter para alertar que a morte do general iraniano Qassem Soleimani constitui uma “escalada extremamente perigosa”. “O ato de terrorismo internacional dos Estados Unidos (…) é extremamente perigoso e uma escalada imprudente” das tensões, afirmou Mohammad Javad Zarif, numa mensagem publicada na rede social Twitter.

Quem também já reagiu a este ataque dos Estados Unidos foi o antigo líder da Guarda Revolucionária iraniana Mohsen Rezai, prometendo vingança. “Soleimani juntou-se aos nossos irmãos mártires, mas a nossa vingança contra a América será terrível”.

O líder supremo do Irão, Ali Khamenei, também promete vingar a morte do general iraniano Qassem Soleimani e já declarou três dias de luto nacional. “O martírio é a recompensa pelo trabalho incansável durante todos estes anos. Se Deus quiser, o seu trabalho e o seu caminho não vão acabar aqui. Uma vingança implacável aguarda os criminosos que encheram as mãos com o seu sangue e o sangue de outros mártires”, afirmou.

Entretanto, a embaixada norte-americana em Bagdad já pediu aos seus cidadãos que deixem o Iraque “imediatamente”. A representação diplomática dos EUA pediu aos norte-americanos no Iraque “que partam de avião o mais rápido possível” ou saiam “para outros países por via terrestre”. As principais passagens de fronteira do Iraque levam ao Irão e à Síria, mas há outros pontos de passagem para a Arábia Saudita e a Turquia.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.