O Lisbon Law & Tech é hoje um evento de referência no mundo do direito e da inovação. Que balanço faz do caminho percorrido?
Helder Galvão: A Abreu Advogados mostrou-se desde o início muito recetiva à organização de uma conferência de alto nível sobre inovação e tecnologia, com participação de oradores nacionais e internacionais.
Desde 2019, o Instituto de Conhecimento da Abreu teve oportunidade de ser pioneiro na abordagem de diversos temas que vieram, entretanto, a ganhar centralidade: legaltech, inovação aberta, inteligência artificial generativa, o ecossistema cripto, digitalização da justiça, regulação digital e tantos outros.
Alguns dos pensadores mais importantes nestes domínios têm participado nesta iniciativa. Destacamos, entre muitos outros, Richard Susskind (Oxford), Joshua Walker e Roland Vogl (Stanford), Ben Allgrove (Baker & Mckenzie LLP), Dora Kaufman (PUC-SP, Brasil), Simon Chesterman (Universidade Nacional de Singapura), para além de Juízes, membros do Governo, ou líderes empresariais de diversas jurisdições.
O que podemos esperar nesta, que é a sétima edição do Lisbon Law & Tech?
Helder Galvão: A edição deste ano vai centrar-se em dois temas com maior atualidade.
Num momento em que o Governo adota a reforma da administração pública como prioridade, vamos debater o papel da tecnologia, especialmente da inteligência artificial, nesta transformação. Contamos com a participação do Ministro Gonçalo Matias e de um painel de discussão muito rico, no qual estarão o novo CTO do Estado, Manuel Dias, e a Presidente do Tribunal de Contas, Filipa Calvão, entre outros oradores.
Teremos ainda oportunidade para aprofundar as questões suscitadas pela chamada e-discovery, num contexto em que a identificação, análise e disponibilização de provas em formato digital é cada vez mais relevante, quer em tribunal, quer em processos de due diligence, em sede de compliance ou de auditorias. Serão oradores o Diretor do Gabinete do Cibercrime da Procuradoria-Geral da República e responsáveis por empresas especializadas neste tipo de operações.

A inovação vem trazer um mundo de novas possibilidades na administração pública, mas também desafios, até do ponto de vista jurídico. Como vê o futuro da administração pública?
Luís Barreto Xavier: O momento atual constitui uma oportunidade para adaptar a administração pública ao tempo em que vivemos, colocando-a ao serviço dos cidadãos. A inteligência artificial pode ser um acelerador da mudança e contribuir decisivamente para eliminar constrangimentos, atrasos e para trazer o estado e a administração para o século XXI.
A tecnologia está a mudar a sociedade, até um sector como a advocacia, em geral visto como conservador. Quais os principais impactos desta nova revolução tecnológica (digitalização, IA, internet das coisas) para os advogados?
Luís Barreto Xavier: Os impactos já estão a ser sentidos em diferentes direções: ampliação da procura de serviços jurídicos ligados aos setores tecnológicos e ao direito digital europeu; a utilização crescente de ferramentas de IA, especialmente de legaltech, pelas sociedades de advogados e consequente transformação das tarefas dos advogados; novos produtos e serviços jurídicos; novos desafios na formação de jovens advogados; concorrência crescente de entidades exteriores à advocacia. Serão vencedores os players que souberem interpretar a mudança e protagonizá-la.
O Instituto de Conhecimento da Abreu Advogados é um dos principais centros de conhecimento e inovação jurídica. Quais os objetivos para o futuro?
Luís Barreto Xavier: Continuar a refletir sobre o futuro, preparar os jovens profissionais sobre temas novos, oferecer formação a empresas e organizações públicas em temas de vanguarda, aprofundar parcerias académicas (Católica, Nova, Técnico, entre outras), chamar à Abreu Advogados os setores mais dinâmicos da nossa economia, para, em conjunto, contribuir para uma sociedade melhor.
Este artigo foi produzido em parceria com o Instituto de Conhecimento da Abreu Advogados.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com