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Um bom currículo não chega. Cinco técnicas para melhorar o seu Linkedin e atrair empresas

Com mais de 600 milhões de perfis existentes e dois novos membros a cada segundo, o LinkedIn está mudar o paradigma profissional e a facilitar a interação entre empresas e pessoas.
  • Cristina Bernardo
6 Junho 2019, 07h28

O clássico CV, por si só, já não é suficiente para “vender” as suas capacidades – um perfil profissional online eficaz é essencial para ser notado pelos recrutadores e empresas contratantes, e conseguir as melhores oportunidades.

A consultora Robert Walters recomenda cinco técnicas para melhorar a eficácia desta ferramenta:

1. Consiga uma boa primeira impressão

Em primeiro lugar, a fotografia. É a primeira coisa que os recrutadores vão ver, e funciona como rosto do seu perfil. Adicionar uma fotografia ao seu perfil aumenta significativamente as probabilidades de receber uma mensagem no Linkedin, sendo que os perfis que têm fotografias de cara com aspeto mais profissional têm muito mais visualizações. Assegure que a sua fotografia é tirada de frente, com um sorriso, e ambiente com aspeto profissional atrás de si, livre de distrações. Quando fizer upload do ficheiro, procure alterar o seu nome para nomeapelido.jpg (por exemplo, mariasilva.jpg), o que garante que vai surgir na primeira página de resultados do Google, e também nos resultados de imagens deste motor de busca quando alguém pesquisar o seu nome.

Em segundo lugar, o seu resumo profissional. Este é o discurso que transmite a sua marca pessoal, sendo uma oportunidade para contar a sua história e apresentar-se a potenciais recrutadores e outros profissionais que visualizem o seu perfil. Garanta que inclui quaisquer novas conquistas, sucessos e ambições de carreira, e especifique o tipo de postos de que possa estar à procura. Conclua o seu resumo profissional com um apelo à ação, pensando quais são os passos seguintes que pretende do visitante do seu perfil.

Mantenha a sua informação atualizada, bem como o seu posto atual. Quanto mais conteúdo tiver, maior será a probabilidade de aparecer nas pesquisas dos recrutadores.

2. Atualize a sua experiência de trabalho e conquistas mais importantes

Perfis com experiência de trabalho recebem mais visualizações. De certa forma, o seu perfil do Linkedin é o seu currículo online. Mesmo que não esteja em busca de um novo emprego é importante ir atualizando a sua experiência com todos os novos sucessos que tenha alcançado. Deve incluir certificados, cursos, prémios, línguas, projetos e publicações. Além disso, pode também ter em conta a sua participação em atividades de voluntariado ou caridade.

Não se esqueça de incluir também o seu percurso académico, adicionando universidade ou outro tipo de escolas que tenham a sua própria conta no Linkedin, pois isto pode fomentar oportunidades de networking com alumni e, talvez, possibilitar referências para entrar em novas empresas.

Finalmente, adicione documentos de apoio ao seu perfil, se aplicável. Reveja o que tem de apresentações, whitepapers, e imagens do seu trabalho que possam apoiar o seu perfil. Isto vai fazer destacar o seu portefólio visual e apoiar o seu perfil escrito. Garanta que tem permissão para partilhar o seu trabalho publicamente, especialmente se houver informação comercial sensível incluída no mesmo.

3. Otimize os rankings de pesquisa

Os recrutadores procuram por palavras-chave. Otimize o seu ranking, incorporando termos do setor no seu título, resumo e experiência de trabalho. Mantenha-se informado sobre as palavras-chave mais utilizadas e certifique-se que usa uma linguagem clara e concisa.

4. Reveja os seus contactos e grupos

Fazer networking eficaz com os seus colegas de profissão ou do mesmo setor pode ser a chave para alcançar as suas metas de carreira, ao encontrar contactos que lhe podem dar a conhecer novas oportunidades. Percorra a sua lista de contactos e reveja quem está na sua rede – haverá pessoas importantes que conheceu recentemente e que ainda não adicionou? Se sim, entre em contacto. Procure também os seus colegas de trabalho, ou novos clientes com quem ainda não se tenha conectado, e adicione-os.

Quanto mais conexões tiver, maior será a sua rede global, criando assim mais oportunidades a longo-prazo, e aumentando a possibilidade de o seu perfil ser visualizado. Além disso, verifique a que grupos pertence, e se está a participar em algum de forma ativa. Seja qual for o seu setor, pertencer e participar ativamente em grupos específicos no Linkedin faz com que esteja em contacto com especialistas da mesma área, e fazer publicações de forma inteligente e participar em discussões de grupo pode levar a que se torne num líder de opinião no mercado.

Talvez haja novos grupos a que possa aderir para expandir os seus horizontes de contactos, ou sair de outros que já não são relevantes. Fazer uma revisão dos grupos a que se associou no LinkedIn para garantir que está em todos os que deve estar pode fazer a diferença.

5. Recomende outros

Quantas mais recomendações fizer, mais irá receber. Ter um bom historial profissional com boas referências ajuda a atrair as atenções para o seu perfil. São as recomendações de outros que realmente irão convencer os recrutadores ou responsáveis de seleção de que vale a pena apostar em si. Faça recomendações sempre que possível e comprove o efeito da reciprocidade. Se o fizer a longo-prazo, a sua procura pela oportunidade ideal será muito mais fácil.

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