[weglot_switcher]

O que deve ter em atenção ao assistir a sessões de cinema ou teatro

Muitos espaços de lazer já se encontram abertos ao público, tendo sido obrigados a adoptar medidas de segurança e saúde pública. Os espetadores devem usar sempre máscara ou viseira, incluindo na permanência do interior das salas de teatro ou cinematográficas.
10 Julho 2020, 07h45

Já pensou como será regressar a uma sala de cinema ou de teatro? Saiba que há medidas de proteção adequadas a estes espaços.

Muitos espaços de lazer já se encontram abertos ao público, tendo sido obrigados a adoptar medidas de segurança e saúde pública.

Em primeiro lugar temos a higienização dos espaços. Antes da abertura da sessão de cinema ou de teatro e depois das mesmas as salas devem ser higienizadas. Também a higienização das instalações sanitárias, superfícies e pontos de possível contacto deve ser reforçada.

Todos os espetáculos, seja em sala ou ar livre, bem como de cariz gratuito ou pago, devem distribuídos pelos seus clientes bilhetes de ingresso de forma a se controlar o número de pessoas presente, respeitando-se a lotação máxima. Assim, só será permitida a entrada e permanência de consumidores que se tragam consigo o bilhete de ingresso.

Os espetadores devem usar sempre máscara ou viseira, incluindo na permanência do interior das salas de teatro ou cinematográficas.

Nas áreas de espera e de atendimento, os estabelecimentos devem adoptar estratégias de organização para que seja mantida a distância de segurança de 2 metros entre os consumidores e se evitem longas filas.

Para diminuir o perigo de contágio não devem existir intervalos entre as sessões. Mas caso ocorram, deverão ser reduzidos ao mínimo essencial.

Os lugares ocupados também sofreram alterações. Existem lugares de intervalo entre os espetadores que não sejam coabitantes. A fila da frente à ocupação de espetadores deve encontrar-se desocupada e interdita.

Nos espetáculos com palco e personagens, as duas primeiras filas mais próximas devem estar também interditas para que se mantenha a distância do palco.

E quanto às salas com camarotes? Estes podem ser ocupados por pessoas da mesma família. Quanto aos camarotes grandes, mais de 6 lugares, mantém-se as mesmas regras de segurança estabelecidas para as salas.

Os recintos de espectáculos ao ar livre têm de estar delimitados e os lugares identificados previamente com a distância de segurança de 1,5 metros, no mínimo.

A DECO aconselha a que os consumidores solicitem os bilhetes de forma antecipada e, se possível, por via eletrónica. Para efetuar o pagamento do mesmo devem o uso do cartão sem contacto (contactless).

Tente ir com uma antecedência. Como existem novas regras, poderá enfrentar alguma demora. Siga os trilhos assinalados de entrada e saída dos espaços e respeite o lugar pré-definido.

Evite sair durante o intervalo para que seja evitado o contacto e aglomeração dos espetadores.

Aproveite em segurança os momentos de lazer. Consulte, através das redes da DECO, o Guia de turismo e lazer em tempos da pandemia Covid 19.

Conte com o apoio da DECO MADEIRA através do número de telefone 968 800 489/291 146 520, do endereço eletrónico deco.madeira@deco.pt. Pode também marcar atendimento via skype. Siga-nos nas redes sociais Facebook, Twitter, Instagram, LinkedIn e Youtube!

[frames-chart src=”https://s.frames.news/cards/orcamento-da-cultura/?locale=pt-PT&static” width=”300px” id=”840″ slug=”orcamento-da-cultura” thumbnail-url=”https://s.frames.news/cards/orcamento-da-cultura/thumbnail?version=1585156581042&locale=pt-PT&publisher=www.jornaleconomico.pt” mce-placeholder=”1″]

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.