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O que devo fazer se emigrar e tiver um contrato de telecomunicações

Se o contrato previr este caso, basta referi-las à operadora, mas se tal não está expresso, pode tentar apelar à compreensão da empresa: exponha a situação por escrito e inclua comprovativos de que vai mudar de país, sendo uma alteração de circunstância em causa. Poderá ainda avançar para um julgado de paz ou centro de arbitragem de conflitos de consumo. Mas primeiro faça as contas ao que falta pagar do período de fidelização e aos custos do processo.
22 Janeiro 2021, 16h35

Sabe o que pode fazer se vai emigrar e tem um contrato de telecomunicações em período de fidelização?

O setor das telecomunicações, um serviço público essencial, suscita, frequentemente, dúvidas aos consumidores. A situação do consumidor vai emigrar e está abrangido por um período de fidelização é comum. A maioria dos clientes nesta circunstância quer cancelar o serviço de telecomunicações, enfrentando então um longo percurso para o conseguir.

Se o contrato previr este caso, basta referi-las à operadora, mas se tal não está expresso, pode tentar apelar à compreensão da empresa: exponha a situação por escrito e inclua comprovativos de que vai mudar de país, sendo uma alteração de circunstância em causa. Poderá ainda avançar para um julgado de paz ou centro de arbitragem de conflitos de consumo. Mas primeiro faça as contas ao que falta pagar do período de fidelização e aos custos do processo.

Se no caso que pretenda emigrar em breve, mas deseja manter o serviço por um preço mais acessível saiba que deve tentar negociar com a operadora. Por vezes não é fácil, mas deve tentar fazê-lo. Aliás, a nova lei das comunicações eletrónicas permite estas negociações.

Antes de escolher um tarifário, o consumidor emigrante deve ter em atenção aos seguintes aspetos:

Começar por avaliar de que serviços necessita e como os vai utilizar. Se precisar de apenas um serviço, o telemóvel, por exemplo, a adesão a um pacote pode não ser a escolha mais adequada, uma vez que vai pagar por serviços que não usa.

Se, pelo contrário, necessitar de mais de um serviço, por ex. também a internet e a TV na casa que tem em Portugal, talvez a adesão a um pacote seja mais vantajosa. Não se esqueça de comparar as ofertas dos vários operadores, pois são muitas as combinações de serviços e de preços.

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