[weglot_switcher]

De Guterres a Von der Leyen. Ómicron obriga líderes mundiais a lançar alertas

A nova variante já atingiu quatro continentes e não tem deixado os líderes mundiais indiferentes.
29 Novembro 2021, 18h20

A nova variante da Covid-19, detetada pela primeira vez na África do Sul, ganha terreno e já atingiu quatro continentes: África, Oceânia, Europa e América do Norte e 15 países. Apesar de os cientistas e farmacêuticas estarem a avaliar a Ómicron, os líderes mundiais têm se manifestado. Saiba o que disseram.

Uma variante para se levar “muito a sério”

Esta segunda-feira, a presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen demonstrou a sua preocupação para com a mais recente variante através das redes sociais no Twitter. “Levamos a Ómicronmuito a sério. Enquanto os cientistas analisam em detalhe é importante permanecer vigilante. Vacinem-se, se ainda não o fizeram, e tomem a dose de reforço o quanto antes”, escreveu.

Guterres preocupado com isolamento dos países de África

Depois de a variante ter sido encontrada alguns países introduziram restrições às viagens. No entanto, o secretário-geral da ONU, António Guterres, confessou estar profundamente preocupado com o isolamento dos países da África e apelou a uma mudança de estratégia, segundo a “Reuters”.

“Apelo a todos os governos para que considerem repetidos testes para viajantes, juntamente com outras medidas apropriadas e verdadeiramente eficazes, com o objetivo de evitar o risco de transmissão de modo a permitir viagens e envolvimento económico”, disse Guterres.

Marcelo pede “serenidade e cabeça fria”

Portugal conta com 13 casos confirmados da nova variante, mas até mesmo antes dos casos terem sido registados o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa pediu “serenidade e cabeça fria”. “Como disse o primeiro-ministro, não há até agora casos e, por um lado, vão entrar em vigor as medidas, portanto, serenidade, cabeça fria e bom senso é aquilo que se impõe”, apelou o Chefe de Estado.

Pedro Sanchez espera que variante não “impacte economia”

O primeiro-ministro espanhol tem a expectativa de que a ómicro “não altere a nossa vida, nem a economia”, conforme explicou durante reunião executiva do partido socialista operário espanhol (PSOE) citada pelo “El Correo”.

Boris Johnson e as restrições às viagens

A 27 de novembro os britânicos registavam apenas 2 casos confirmados da nova variante, mas o primeiro primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson rapidamente decidiu introduzir novas medidas de prevenção contra Ómicron.

Em conferência de imprensa Boris Johnson admitiu estar “profundamente grato” às autoridades de saúde de África por terem “partilhado a informação em relação à nova variante” e admitiu que embora não exista muita informação sobre o assunto “o cientistas estão a aprender cada vez mais hora após hora”. No entanto, afirmou que a Omicron “espalha-se mais rapidamente” e como tal optou por aplicar “medidas de prevenção”, como aconteceu no caso das viagens.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.