[weglot_switcher]

O que é um certificado energético?

Um certificado energético é um documento que avalia um bem imóvel numa escala de performance energética de A+ a F, sendo que a primeira se considera muito eficiente e a última pouco eficiente.
19 Maio 2023, 07h45

O que é um certificado energético? PARTE 1

Um certificado energético é um documento que avalia um bem imóvel numa escala de performance energética de A+ a F, sendo que a primeira se considera muito eficiente e a última pouco eficiente.

Esse documento é emitido por técnico especializados e autorizados pela Agência para a Energia (ADENE) que regula a certificação energética de edifícios (SCE).

O certificado energético é obrigatório para quem vende ou arrenda uma casa e logo a partir do momento em que o proprietário ou agente imobiliário promove o imóvel.

Como é classificada a casa em termos de certificação energética?

Os fatores relevantes para determinar a classificação do imóvel passam pela localização do mesmo, ano de construção, se se trata de uma moradia ou de um prédio, o piso e área, bem como a constituição das paredes, coberturas, pavimentos, entre outros… os próprios equipamentos associados à climatização, como ventilação, aquecimento, arrefecimento e produção de águas quentes sanitárias fazem parte do conjunto de fatores.

O certificado avalia o isolamento das janelas, ventilação, climatização e produção de águas quentes sanitárias e o seu efeito no consumo de energia e aponta medidas para reduzir o consumo de energia e melhorar o conforto.

Em julho de 2021 entraram em vigor novas normas que pretendem tornar os edifícios (de habitação e de serviços) mais eficientes, reduzindo os seus consumos e emissões e contribuindo para o combate às mudanças climáticas.

Destacamos as regras relativas às seguintes operações:

  • Fazer inspeções periódicas aos sistemas técnicos de aquecimento, arrefecimento ou ventilação;
  • Instalar infraestruturas e pontos de carregamento de veículos elétricos nos edifícios novos ou sujeitos a grandes renovações, assim como em edifícios de comércio e serviços com mais de 20 lugares de estacionamento (salvo exceções);
  • Garantir que os edifícios novos têm necessidades energéticas quase nulas;
  • Instalar, nos edifícios com maiores necessidades energéticas, sistemas de automatização e controlo, para uma gestão energética mais económica, segura e eficiente.
  • Incentivos financeiros para apoiar a renovação de edifícios.

O Balcão de Habitação e Energia, uma parceria da DECO com as autarquias, está apto a aconselhá-lo sobre quais as medidas com mais potencial para reduzir o seu consumo de energia e melhorar o conforto térmico lá de casa. 

Conte com o apoio da DECO MADEIRA através do número de telefone 968 800 489/291 146 520, do endereço eletrónico deco.madeira@deco.pt. Pode também marcar atendimento via Skype. Siga-nos nas redes sociais Facebook, Twitter, Instagram, Linkedin e Youtube!

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.