[weglot_switcher]

“O que incomoda são as mulheres ocuparem cargos públicos”. Ministra da Igualdade espanhola apoia #vermelhoemBelém

A ministra mostrou a sua solidariedade para com o movimento #VermelhoEmBelém surgido em resposta às críticas feitas por André Ventura a Marisa Matias.
18 Janeiro 2021, 10h44

A ministra da Igualdade espanhola, Irene Montero, juntou-se publicamente ao movimento de solidariedade #VermelhoEmBelém através da rede social Twitter, apoiando a candidata do Bloco de Esquerda Marisa Matias.

De batom vermelho em punho numa fotografia publicada no Twitter, Irene Montero escreve que “afinal, o que incomoda é que as mulheres ocupem espaço público sem pedir licença”. “Força Marisa Matias. Viva a luta das mulheres”, lê-se ainda na publicação.

Em resposta ao candidato do Chega, André Ventura, que disse que o batom vermelho usado por Marisa Matias era “como se fosse de brincar”. “Maquilhaste como uma boneca. Falas como uma menina. És histérica”, escreve ainda Irene Montero no tweet, apelando ao movimento #VermelhoEmBelém.

Além de Irene Montero, muitas foram as personalidades espanholas conhecidas a manifestarem-se, como Pilar del Rio e Maria Victoria Rosell Aguilar, delegada do governo espanhol contra a Violência de Género. De batom vermelho nos lábios, a viúva de José Saramago apelou a que os homens e as mulheres pintassem os lábios em solidariedade e como um sinal de liberdade de expressão. “Exigimos liberdade, solidariedade, respeito, um modo de estar na vida em que o pequeno importa e constrói”.

“Relembrando o poema: lado a lado somos muito mais que dois, Marisa”, lê-se no Twitter de Pilar del Rio.

Por sua vez, e sem grandes manifestações, a delegada contra a Violência de Género do governo espanhol escreveu apenas “aqui estamos”, mostrando-se também com batom vermelho. Em resposta a Pilar del Rio, Maria Victoria Rosell Aguilar publicou uma fotografia de apoio ao movimento solidário.

De relembrar que o movimento #VermelhoEmBelém entrou na campanha presidencial após André Ventura ter proferido insultos aos restantes candidatos. “Marisa Matias não está muito bem em termos de imagem, com aquele batom vermelho, como se fosse uma coisa de brincar”, disse André Ventura numa ação de campanha em Portalegre.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.