Depois de levantar voo na quinta-feira, 14 de novembro, a partir do aeroporto de Londres, a aeronave ‘Longreach’ da Qantas aterrou em Sidney após 19 horas e 16 minutos. Este foi o segundo teste que a companhia aérea australiana realizou, de forma a testar os longos diretos com grandes distâncias.
O recente Boeing 787-9 Dreamliner, apelidado de ‘Longreach’ devido ao propósito das viagens, levantou voo do Reino Unido na manhã desta quinta-feira e aterrou em Sidney à hora de almoço de sexta. Alan Joyce, CEO da Qantas, que ia a bordo do avião, revelou que “vimos dois nascer do sol”.
Após pousar o trem de aterragem em solo australiano, a equipa de pilotos verificou que ainda sobrou combustível para uma hora e 45 minutos. Esta é a segunda vez que a rota é realizada sem escalas entre os dois hemisférios. A primeira aconteceu em agosto de 1989, também a bordo de um Boeing, mas desta vez um 747-400, que atualmente se encontra num museu.
Caso as três experiências sejam bem sucedidas, o ‘Projecto Sunrise’ pode introduzir ligações aéreas diretas de Londres e Nova Iorque para Sidney, no máximo até 2022.
Todos os tripulantes e passageiros a bordo do ‘Longreach’ estavam equipados com monitores de controlo para rastrear os padrões de sono, consumo de entretenimento a bordo e o consumo de alimentos. Os dados estão a ser recolhidos pelo Centro Charles Perkins com o objetivo de perceber como é que este voo de longa duração, sem escalas, interfere com a saúde, bem-estar e a resistência humana.
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