[weglot_switcher]

“O sonho americano voltou, venham investir nos EUA”. Trump levou ‘America First’ a Davos

O presidente dos EUA levou o ‘sonho americano’ a Davos. Era o discurso mais esperado da 48ª edição do Fórum Económico Mundial.
26 Janeiro 2018, 16h34

A intervenção de Donald Trump, presidente dos EUA, era a mais esperada em Davos e não defraudou expectativas: “É uma honra estar aqui em representação dos norte-americanos”, começou por realçar o republicano, aludindo aquilo que representa o seu país: “O sonho americano onde todos podem prosperar. Novas oportunidades, melhores empregos e um futuro risonho para os nossos filhos”.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, veio esta sexta-feira sublinhar que o “América First”, que adotou como mote para o seu mandato à frente da Casa Branca, não significa que queira isolar o país dos restantes. Num tom mais conciliador do que o esperado, o líder norte-americano mostrou-se recetivo ao investimento estrangeiro e garantiu que este é o melhor momento para os investidores apostarem nos Estados Unidos.

“Os Estados Unidos estão preparados para negociar acordos comerciais mutuamente benéficos com todos os países”, incluindo aqueles que fazem parte da Parceria Transpacífico (TPP), afirmou Donald Trump, num discurso no Fórum Económico Mundial, a decorrer em Davos. “Nós apoiamos o livre comércio, mas precisa ser justo e precisa ser recíproco”, frisou.

O presidente norte-americano acredita que nunca houve uma altura tão boa para se investir nos Estados Unidos, sobretudo depois de ter aprovado em dezembro uma reforma fiscal que prevê, entre outros aspetos, uma redução do imposto pago pelas empresas de 35% para 21%, e em menor medida para os trabalhadores e, embora, tenha inicialmente negado, Donald Trump reconhece agora que o plano é benéfico para os empresários com maiores rendimentos.

“Depois de anos de estagnação, os Estados Unidos estão novamente a experimentar um forte crescimento económico”, diz Donald Trump.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.