[weglot_switcher]

Óbito: Morreu pai de Pedro Passos Coelho

António Passos Coelho, pai do antigo primeiro-ministro, morreu hoje no hospital da Luz, de Vila Real, onde permanecia internado há alguns dias.
4 Fevereiro 2019, 16h08

António Passos Coelho, pai do anterior primeiro-ministro Pedro Passos Coelho, morreu nesta segunda-feira, aos 92 anos, no Hospital da Luz de Vila Real, onde se encontrava internado.

António Passos Coelho nasceu em Vale de Nogueiras, concelho de Vila Real, em 31 de Maio de 1926. Terminado o ensino secundário, matriculou-se na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, onde se formou em 1953, não sem ter perdido dois anos, por motivo de saúde. Mais exatamente, uma tuberculose que se declarou logo no primeiro ano do curso e acabou por o obrigar à interrupção no quarto ano.

O seu currículo médico foi sendo sucessivamente enriquecido com novos estudos, a publicação de trabalhos sobre pneumologia e o exercício de funções diretivas, de que se destaca a direção do Hospital-Sanatório de Luanda e a chefia do Serviço de Combate à Tuberculose de Angola.

No âmbito da atividade clínica, no distrito de Vila Real, desempenhou funções como coordenador distrital do Serviço de Luta Antituberculosa – SLAT (1976); membro da Comissão Instaladora da Administração Distrital do Serviço de Saúde (1977); presidente da Assembleia Distrital da Ordem dos Médicos (1978); vice-presidente da Sociedade Portuguesa de Patologia Respiratória (1980); presidente da Comissão Instaladora do Hospital Distrital de Vila Real e director clínico do mesmo (1991).

António Passos Coelho era também um homem de letras com vários livros publicados, desde contos, poesia e romances. O corpo de António Passos Coelho estará na Igreja do Calvário em Vila Real, sendo realizada missa de corpo presente amanhã às 11 horas.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.