Obras públicas: concursos sobem mas contratos descem

Barómetro da AICCOPN diz que, nos primeiros oito meses deste ano, foram abertos concursos de empreitadas de obras públicas no valor de 1.030 milhões de euros.

Jose Manuel Ribeiro/Reuters

Nos primeiros oito meses deste ano, o total de contratos resultantes de concursos públicos, celebrados e reportados no Observatório das Obras Públicas, ascende a 400 milhões de euros, menos 10% que em termos homólogos.

Segundo o barómetro da AICCOPN – Associação dos Industriais da construção e Obras Públicas, “este valor é 2,6 vezes menor que o volume de concursos de empreitadas de obras públicas promovido desde o início do ano, ou seja, por cada 100 euros de concursos de obras públicas promovidos apenas se se celebram contratos no valor de 39 euros”.

Com efeito, segundo os dados da associação presidida por Reis Campos, entre janeiro e agosto deste ano, foi objeto da abertura em Diário da República a abertura de 1.030 milhões de euros de concursos de empreitadas de obras públicas, valor que é 24% mais elevado que o total promovido no mesmo período do ano passado.

Em termos mensais, agosto totalizou 165 milhões de euros em concursos promovidos, ou seja, mais 29 milhões que o apurado em julho passado.

Recomendadas

PremiumGrupo Casais: “Vamos estar melhor preparados para 2021 do que antes da Covid”

A pandemia vai obrigar a uma retração controlada este ano, mas a construtora prevê crescer em Portugal e vai reforçar presença no Golfo Pérsico e nos Estados Unidos e entrar no Gana, segundo o CEO, António Carlos Rodrigues.

PremiumGrupo Casais aposta em edifícios de madeira

Construtora firmou parceria exclusiva para construir em Portugal com a tecnologia CREE.

Metro do Mondego arranca com concurso de 31,8 milhões de euros

O concurso foi oficialmente lançado com a publicação, na passada quarta-feira, dia 24 de junho, em Diário da República, com responsabilidades repartidas entre a IP – Infraestruturas de Portugal, AdC – Águas de Coimbra e AdCL – Águas do Centro Litoral.
Comentários