Um novo Plano Nacional de Investimentos para as Obras Públicas, que deverá vigorar até 2030 (PNI 2030) será proposto pelo Governo para aprovação na Assembleia da República, apesar de o atual plano de investimentos nesse setor estar concretizado em apenas 20%, segundo dados oficiais, noticia o “Público” esta quinta-feira. Governo quer aprovação do PNI antes de o submeter ao Conselho Superior das Obras Públicas.
Atualmente, encontra-se em prática o Plano Estratégico de Transportes e Infraestruturas (PETI 3+), um programa lançado pelo governo de Pedro Passos Coelho, que vigorará até 2020. Este programa, lançado em 2014, inscreveu 53 obras e um orçamento de seis mil milhões de euros, embora apenas nove tenham sido concretizadas. Já o PNI 2030, prevê apostar em 65 programas com um investimento orçado em 20 mil milhões de euros.
De acordo com o “Público”, que cita o presidente da Confederação da Construção e do Imobiliário, Manuel Reis Campos, o PETI 3+ ficou bastante aquém das previsões: “Dos 50 projetos previstos, apenas nove foram efetivamente concretizados. Se a calendarização tivesse sido cumprida, apenas 12 projetos estariam em execução no final do ano, uma vez que os restantes 38 já teriam sido concluídos”, segundo Manuel Reis Campos.
Pelas contas da confederação, que são mais negativas do que as do Governo, só foram aplicados 539 milhões dos 6,068 mil milhões de euros de investimentos previstos pelo PETI 3+. Isto é, só 8,8% do plano de investimentos lançado em 2014 foi concretizado.
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