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OCC atualiza TOConline e lança dois módulos em novembro

O software de gestão comercializado pela Ordem dos Contabilistas Certificados é utilizado por 83 mil empresas e a tendência é para aumentar.
19 Outubro 2019, 14h00

O software de gestão comercializado pela Ordem dos Contabilistas Certificados (OCC) exclusivamente para os seus membros vai ser atualizado automaticamente em novembro e passará a integrar mais dois módulos: a gestão de gabinetes e o arquivo digital.

Em declarações ao Jornal Económico, a OCC explicou que pretende continuar a trabalhar na evolução do TOConline, quer em serviços integrados, quer em número de empresas aderentes a este software de gestão, desenvolvido pela empresa portuguesa Cloud Ware.

É neste contexto que as cerca de 82.730 empresas que aderiram ao TOConline vão passar a beneficiar de mais serviços depois da atualização do programa. Com a função ‘gestão de gabinetes’, as companhias poderão, por exemplo, enviar declarações em lote para várias empresas, fazer o controlo dos tempos ou manterem-se a par dos prazos para as obrigações fiscais e contabilísticas. E, com a nova função ‘arquivo digital’, as empresas aderentes à plataforma da OCC poderão arquivar documentos como faturas, entre outros. Estes novos módulos juntam-se assim à faturação, registo de compras e despesas, salários, contabilidade (que integra a contabilidade analítica), gestão de ativos ou gestão documental.

A 30 de setembro de 2019, este software de gestão era utilizado por quase dez mil contabilistas certificados, o que representa cerca de 16% do universo total dos associados.

Lançado em 2013, ano em que a OCC o passou a comercializar aos seus associados através de uma subscrição mensal ou anual, o TOConline tem sido um instrumento útil para os contabilistas certificados poderem desenvolver as suas tarefas, com o feedback a ser positivo e, em muitos casos, até “ultrapassou as expectivativas”. Estando alojado em servidores da OCC, em Lisboa e no Porto, e integrado na nuvem (cloud), o TOConline tornou-se numa ferramenta para os contabilistas certificados que assim, sem mais, podem trabalhar automaticamente de acordo com a evolução do panorama legal, revelou a OCC ao Jornal Económico.

Por exemplo, logo em 2018, o sistema de gestão da Cloud Ware permitiu que os contabilistas certificados conseguissem respeitar as então novas regras relativas ao Selo de Validação da Autoridade Tributária (SVAT) que obrigam ao envio do ficheito SAFT.

De acordo com a apresentação de resultados do terceiro trimestre do ano, a OCC disse que se verifica “o contínuo crescimento da plataforma e consequente aumento dos esclarecimentos prestados” e reforçou a equipa de técnicos alocados ao TOConline “com especialistas em contabilidade e informática”.

O número de esclarecimentos solicitados pelos associados à OCC através do TOConline tem registado uma tendência de crescimento (os números apresentados naquele documento têm início em 2017). Até ao final do terceiro trimestre deste ano, foram prestados, via TOConline, 17.679 esclarecimentos, um número que supera em cerca de 38% e em 78% os esclarecimentos prestados em 2018 e 2017, respectivamente.

Paralelamente, o departamento de consultoria técnica foi, desde 2018, objeto de uma “grande aposta” da instituição liderada por Paula Franco de forma “a responder mais eficazmente às questões dos membros”.

Assim, a OCC reforçou não apenas a equipa de técnicos, como terminou o processo de instalação da nova central de atendimentos telefónicos. Tal como os atendimentos via TOConline – que está inserido no departamento de consultoria técnica – o número total de esclarecimentos registou, em 2019, um aumento “exponencial”, num ano em que já se verificaram “esclarecimentos totais em 2019” do que nos dois anos anteriores.

Entre 1 de janeiro e 30 de setembo deste ano, os serviços do TOConline superaram os 2,3 milhões de euros. Já os rendimentos das licenças TOConline fixaram-se em 1,2 milhões de euros.

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