[weglot_switcher]

Octávio Ribeiro passa a consultor da Cofina (com áudio)

Octávio Ribeiro era até aqui diretor-geral editorial do CM e da CMTV e publisher da Cofina. O jornalista sai da estrutura, mas continuará ligado ao grupo como consultor. “Eu sou CM e continuarei a querer toda a força para o CM/CMTV”, afirmou Octávio Ribeiro ao Jornal Económico, depois da Cofina ter anunciado alterações na estrutura editorial e a saída do jornalista do grupo.
9 Junho 2021, 08h10

A Cofina anunciou que vai reorganizar a sua estrutura editorial, optando pela extinção da figura do diretor-geral editorial e pela saída do grupo do atual titular do cargo, Octávio Ribeiro. Mas a ligação do jornalista ao grupo não chegou ao fim. Apesar de sair da estrutura editorial e dos quadros da Cofina, Octávio Ribeiro admitiu ao Jornal Económico (JE) que vai continuar ligado ao grupo liderado por Paulo Fernandes como consultor.

Octávio Ribeiro era até aqui diretor-geral editorial do “Correio da Manhã” (CM) e da CMTV, bem como publisher da Cofina Media (holding da Cofina para o sector dos media).  As mudanças na empresa que controla outros títulos como a revista “Sábado”, o desportivo “Record” ou o “Jornal de Negócios”, foram confirmadas pelo grupo de media na tarde de terça-feira.

Em comunicado, o grupo responsabilizou “o contexto que os media atravessam” pelas alterações na estrutura, que determinam o fim da liderança editorial de Octávio Ribeiro no universo CM e CMTV. Com a extinção da direção-geral editorial, Carlos Rodrigues, até agora diretor executivo do CM, assume o cargo de diretor do jornal e da CMTV.

A Cofina também assegurou que Octávio Ribeiro sai “para se dedicar a projetos pessoais fora do sector dos media”, com Paulo Fernandes a elogiar o percurso do jornalista. Contudo, ao que o JE apurou, novos projetos editorias em que Otávio Ribeiro se envolva passarão pelo universo CM/CMTV enquanto consultor externo.

O JE contactou Octávio Ribeiro para perceber por onde passará o futuro do jornalista, primeiro por chamada telefónica (sem sucesso). Depois, por mensagem escrita de telemóvel (SMS). “Eu sou CM e continuarei a querer toda a força para o CM/CMTV”, escreveu o jornalista em resposta ao SMS do JE.

Questionado em seguida se com tal afirmação depreende-se que, ainda que fora do grupo, novos projetos em que se envolva estarão relacionados com o universo CM/CMTV e com a Cofina, por exemplo num papel de consultor, Octávio Ribeiro respondeu: “Sim”.

Octávio Ribeiro chegou ao Correio da Manhã em 2002, subindo a diretor editorial do jornal em 2007. A essa função acumulou o cargo de publisher da Cofina Media a partir de 2017. De acordo com o “Eco” que avançou a saída de Octávio Ribeiro do grupo antes do comunicado oficial, o jornalista de 60 anos, antes de entrar nos quadros da Cofina, passou pelo extinto “Semanário”, pela rádio Renascença, pela “Notícias Magazine” e “O Independente”. Integrou também a equipa fundadora da TVI. Fora do jornalismo, foi assessor do ministro da Educação do terceiro Governo de Cavaco Silva, António Couto dos Santos, por seis meses.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.