[weglot_switcher]

Odebrecht chega a acordo com Justiça peruana no âmbito da investigação Lava Jato

Construtora brasileira prometeu pagar cerca de 161 milhões de euros, além dos custos jurídicos adicionais.
16 Fevereiro 2019, 10h00

Os procuradores peruanos da equipa especial de ‘Lava Jato’ assinaram esta sexta-feira no Brasil um acordo com a construtora brasileira Odebrecht, que prometeu pagar 610 milhões de soles (cerca de 161 milhões de euros).

Segundo Rafael Vela, um dos dois procuradores, com a assinatura do acordo a equipa de acusação “cumpriu o seu dever” e “concluiu com sucesso uma negociação que permitirá que o sistema de Justiça” peruano aceda a informações “muito valiosas” sobre “crimes graves” cometidos no país.

Após a assinatura do acordo, no qual também estavam presentes representantes da empresa brasileira, entre eles o ex-diretor da empresa Jorge Barata, a equipa de acusação vai realizar uma série de diligências em Curitiba, que durará até março.

Vela explicou que a Odebrecht também deve pagar custos jurídicos adicionais ao valor acordado, que poderiam ascender a 150 milhões de soles, e que o montante total deve ser pago ao longo de 15 anos.

O procurador acrescentou que neste acordo judicial consta a obrigação de serem entregues pela Odebrecht todas as informações necessárias ao Ministério Público peruano.

“O acordo é um progressivo e permanente, e a Odebrecht assumiu a obrigação de cooperar em tudo o que os procuradores peruanos exigem”, disse Vela.

Por sua parte, o procurador Jorge Ramirez sublinhou que outro ponto-chave do acordo é que, em troca de poder concorrer a obras públicos, a Odebrecht ainda vai pagar em 2019 “todos os impostos em vigor até à data” e que totalizam cerca de 450 milhões de soles.

A assinatura deste acordo abre um novo capítulo nas investigações da operação ‘Lava Jato’, uma vez que irá trazer “informações valiosas” sobre supostos subornos pagos pela Odebrecht aos funcionários peruanos entre 2005 e 2014 para ganhar quatro projetos de infraestruturas durante os governos de quatro ex-presidentes daquele país, além da líder da oposição, Keiko Fujimori.

A construtora Odebrecht foi uma das empresas alvo da investigação ‘Lava Jato’, da Polícia Federal brasileira, tendo a Justiça brasileira condenado vários dos seus executivos no Brasil, entre eles, Marcelo Odebrecht.

‘Lava Jato’ é a designação dada à vasta operação que investigou desvios milionários que ocorreram durante quase uma década e que levou à prisão de empresários e políticos, entre eles o ex-Presidente Luíz Inácio Lula da Silva (2003-2011).

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.