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OE2020: Governo compromete-se a investir 168 milhões na aquisição de 22 comboios

A entrega dos novos comboios só deverá ocorrer entre 2023 e 2024. No curto prazo, a CP continuará a alugar quatro comboios UTD592 à congénere espanhola RENFE. 
16 Outubro 2019, 10h39

O Estado português vai mesmo investir cerca de 168 milhões de euros na compra de 22 comboios para o serviço regional nas linhas do Douro, Oeste e Alentejo, revela o esboço do Orçamento do Estado para 2020 (OE2020), divulgado esta quarta-feira, 16 de setembro.

O concurso para a compra de doze automotoras híbridas e de dez automotoras elétricas já está em curso, sendo que a entrega dos novos comboios só deverá ocorrer entre 2023 e 2024. A compra das automotoras híbridas justifica-se pela capacidade desses comboios circularem tanto em linhas eletrificadas como não eletrificadas para evitar transbordos.

Para “dar resposta a curto prazo”, a CP continuará a alugar quatro comboios “UTD592” à congénere espanhola RENFE.

A inscrição desta intenção no esboço do OE2020 é uma forma de o Governo comprometer-se com o investimento público nos transportes ferroviários, tendo em conta o programa Ferrovia 2020, e é a confirmação do que foi proposto pela CP ao Executivo em 2018. Na comissão parlamentar de Economia, Inovação e Obras Públicas, em 4 de setembro do ano passado, o ex-presidente da CP – Comboios de Portugal, Carlos Nogueira, anunciou ter proposto ao Governo este investimento em novos comboios.

A proposta de Carlos Nogueira previa também a contratação de mais pessoal para a Empresa de Manutenção de Equipamento Ferroviário (EMEF) – empresa que integra o universo CP -, sendo que há um ano já tinha conseguido a aprovação de 102 trabalhadores e a integração de outros 40 no âmbito do programa de regularização extraordinária dos vínculos precários na Administração Pública (PREVPAP).

Agora, o Governo pretende ir mais longe e depois do anúncio do ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos, em junho, foi inscrito no esboço do OE2020 a contratação de 187 trabalhadores para CP e EMEF. Concretamente, serão 120 trabalhadores para a CP e 67 para a EMEF, “necessários para substitutir aqueles que cessaram o seu vínculo com a empresa, por causa não imputável à mesma e que acrescem às contratações efetuadas nos últimos anos”.

A par da compra dos 22 comboios e dor reforço em recursos humanos, o Governo inscreveu também no esboço do OE2020 “um programa de investimento em material circulante, com um investimento de 45 milhões de euros em quatro anos para recuperar o material circulante encostado há largos anos”. O programa está já “em desenvolvimento” e tem o objetivo de “reforçar a curto prazo a frota da CP e, consequentemente, melhorar o serviço prestado à população”.

No primeiro documento para o OE2020, o Governo faz ainda um ponto de situação  relativo às obras em “mais de 200 quilómetros de linhas ferroviárias, envolvendo um investimento superior a 170 milhões de euros”.

Obras concluídas
Linha do Norte: Alfarelos / Pampilhosa e Valadares/Gaia; Linha da Beira Alta: Luso-Trezói; Linha do Minho: Troço Nine/Viana do Castelo; Linha do Douro: Troço Caíde/Marco;

Obras em curso
Linha do Minho: Troço Viana do Castelo /Valença; Corredor Internacional Norte: Linha da Beira Baixa: Covilhã-Guarda e Linha da Beira Alta: Troço Guarda/Cerdeira; Corredor Internacional Sul: Elvas/Fronteira e Linha a construir entre Évora Norte e Elvas: Troço Freixo/Alandroal.

Obras a consignar
Corredor Internacional Sul, Linha a construir entre Évora Norte e Elvas: Troços Évora Norte/ Freixo e Alandroal/Linha do Leste

Concursos para obras lançados desde 2017 até 2019
Corredor Norte-Sul: Linha do Norte – Troço Espinho/Gaia; Corredor Internacional Norte – Linha da Beira Alta: Troço Pampilhosa/Mangualde e Concordância da Pampilhosa; Corredores complementares: Linha do Oeste – Troço Meleças/Torres Vedras

 

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