[weglot_switcher]

OE2020: Governo quer mais sete mil lugares em creches e admite gratuitidade para 40 mil crianças

A ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social confirmou esta quarta-feira a intenção de criar sete mil novos lugares de creches e admitiu a gratuitidade da frequência para 40 mil crianças.
22 Janeiro 2020, 17h47

Ana Mendes Godinho falava hoje no parlamento, no âmbito da apreciação na especialidade do Orçamento do Estado para 2020, explicando que esta é uma das medidas de apoio à natalidade e às famílias.

Este orçamento, explicou a ministra, tem a preocupação de promover o alargamento dos equipamentos sociais, prevendo assim o alargamento da capacidade de vagas em creches, cujo concurso está em curso até 31 de janeiro.

Ao todo o Governo prevê a criação de sete mil lugares com uma dotação de 37 milhões de euros.

Relativamente ao complemento de creche, também já anteriormente anunciado pelo Governo, a ministra disse hoje no parlamento que o executivo está disponível para tornar a creche gratuita para as crianças do 1.º escalão de rendimentos que frequentem a rede social de creches, uma medida que abrangerá 40 mil crianças.

“O Governo está disponível, para em sede da especialidade, tornar a creche gratuita para as crianças abrangidas pelo primeiro escalão de rendimentos de comparticipação familiar por crianças que frequentem creches abrangidas pelo sistema de cooperação“, anunciou.

O primeiro-ministro já tinha anunciado, em julho do ano passado, que o Governo iria lançar um programa para criar mais sete mil vagas em creches, com o objetivo de aumentar a capacidade de resposta sobretudo nas áreas metropolitanas.

António Costa anunciou este passo do seu Governo no final de uma cerimónia, em São Bento, em que o Estado assinou um acordo com o setor social para o biénio 2019/2020 no valor de 1,5 mil milhões de euros.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.