[weglot_switcher]

OE2021: Reviravolta evita esforço de reversão feito pelo Governo

Votação da proposta bloquista gerou polémica mas, entre avanços e recuos, acabou aprovada.
27 Novembro 2020, 14h48

Foi apenas uma proposta que o Bloco de Esquerda conseguiu fazer passar, mas fê-lo com estrondo e provocou um tsunami político, que poderá levar o Governo a apresentar para o ano uma alteração à lei do Orçamento.

O inesperado acompanhamento do PSD à eliminação da autorização da transferência de 476 milhões de euros do Fundo de Resolução para o Novo Banco foi aprovada na quarta-feira à noite, já perto da meia noite, na Comissão de Orçamento e Finanças (COF) e foi confirmada na manhã de quinta-feira, depois de avocada em plenário, apesar das tentativas de reversão pelo Governo com negociação nos bastidores.

A proposta teve ‘luz verde’ na COF – onde o PEV e as duas deputadas não-inscritas não têm lugar – com os votos favoráveis do PSD, BE, PCP e PAN e a abstenção do CDS, tendo votado contra apenas o PS, a Iniciativa Liberal e o Chega. Em plenário, a Iniciativa Liberal voltou a votar ao lado do Governo contra a proposta, bem como a deputada não-inscrita Cristina Rodrigues, enquanto o PAN mudou o sentido de voto para abstenção, acompanhando o CDS-PP, que manteve a abstenção do dia anterior. Já o PSD, BE, PCP, PEV, Chega e a deputada não-inscrita Joacine Katar Moreira votaram a favor.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.