[weglot_switcher]

OE2022: PEV preocupado com escalões de IRS e rendimento mínimo de existência

Deputada Mariana Silva diz que o combate à pobreza não está “devidamente tratado” na proposta entregue por João Leão. E garante que o PEV apresentará propostas nesse sentido caso haja uma aprovação na generalidade com a qual o seu partido não se compromete.
12 Outubro 2021, 13h42

A deputada ecologista Mariana Silva criticou a proposta de Orçamento do Estado para 2022 por não prever o aumento do rendimento mínimo de existência e por os escalões do IRS não acompanharem a inflação. Algo que, em sua opinião, não se enquadra no combate à pobreza que é um dos cinco eixos que o PEV considera deverem constar do documento para que este possa ser viabilizado pelo partido coligado com o PCP.

“Essas prioridades não estão devidamente tratadas neste Orçamento do Estado”, disse Mariana Silva, acrescentando que o PEV apresentará propostas nesse sentido se o documento for aprovado na generalidade.

Admitindo que estava a reagir após uma “análise muito pouco profunda” ao documento entregue por João Leão no final da noite de segunda-feira, Mariana Silva recordou que o PEV estabeleceu como eixos fundamentais para o Orçamento do Estado para 2022, o combate à pobreza, a travagem das alterações climáticas, a defesa da produção nacional, a garantia de serviços públicos de qualidade e a defesa do ambiente.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.