[weglot_switcher]

Oeiras gasta 200 mil euros por ajuste direto em monumento ao futebol

Despacho de Isaltino Morais autoriza adjudicação de conjunto escultórico a Júlio Quaresma, a quem a autarquia pagou no ano passado 84 mil euros por estátua de poetisa Alda Lara no Parque dos Poetas.
17 Junho 2019, 07h45

A Câmara de Oeiras comprou por ajuste direto um monumento ao futebol que será instalado na rotunda sul da Cidade do Futebol de Caxias, onde se encontra o centro de estágios da Federação Portuguesa de Futebol que é utilizado pela Seleção Nacional. O contrato assinado pela autarquia presidida por Isaltino Morais com a empresa Júlio Quaresma Arquitetos e Engenheiros Associados implica o pagamento de 200 mil euros acrescidos de IVA por um “conjunto escultórico/monumento” da autoria do escultor luso-angolano Júlio Quaresma, a quem em novembro do ano passado o mesmo município pagou 84 mil euros pela estátua da poetisa angolana Alda Lara, inaugurada a 28 de março no Parque dos Poetas.

Segundo o novo contrato, formalizado a 3 de junho, a aquisição da escultura que será instalada até ao final do verão junto à Cidade do Futebol foi autorizada por um despacho do vice-presidente da Câmara de Oeiras, Francisco Rocha Gonçalves, a 3 de abril deste ano, tendo a adjudicação e a minuta sido aprovadas por despacho de Isaltino Morais a 29 de abril.

Seis dias antes desse despacho, o site da Ordem de Malta, da qual Júlio Quaresma é cavaleiro, referiu numa notícia acerca da inauguração da estátua de Alda Lara, que o escultor tinha “ganho recentemente dois concursos públicos”, um dos quais para “fazer a estátua da entrada da Cidade do Futebol”. Ainda segundo a Ordem de Malta, “os melhores escultores portugueses também entraram nesses concursos públicos, mas o nosso irmão, Sir Júlio Quaresma, venceu-os todos”.

Contactada pelo Jornal Económico, a Câmara de Oeiras esclareceu que, após decidir “homenagear o desporto e a Seleção Nacional através de um conjunto escultórico a colocar na rotunda junto à Cidade do Futebol”, foram consultados “quatro artistas plásticos de inegável qualidade”, todos eles com esculturas presentes no Parque dos Poetas.

“A proposta mais diferenciadora foi a do artista plástico Júlio Quaresma, representado contratualmente pela empresa Júlio Quaresma Arquitetos & Engenheiros Associados Lda, e a quem foi adjudicada a obra escultórica com o título ‘O Mundo do Futebol’, que tem como referência a história e percurso do jogo de futebol e da importância e universalidade do desporto, ao longo dos tempos, projetando-se os postes verticais de balizas e um elemento esférico, a bola de futebol/globo terrestre”, garantiu fonte oficial camarária, acrescentando que “para a conceção e criação artística de uma obra desta natureza devem ser acautelados fatores como a maturidade, experiência e desenvolvimento de projetos semelhantes, de qualidade artística-cultural pública”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.