[weglot_switcher]

Oferta de quartos para arrendar dispararam 228%. Lisboa e Porto com maior procura

A capital regista uma subida da procura de 61%, enquanto a cidade do Porto é a mais procurada por 16% da população que pretende arrendar quarto.
21 Setembro 2020, 11h36

A oferta de quartos para arrendamento registou um aumento de 228% entre os meses de maio e agosto de 2020, face ao período homólogo do ano anterior. Estes dados fazem parte de um estudo divulgado pelo portal “OLX” esta segunda-feira, 21 de setembro.

Os resultados deste estudo foram baseados na evolução da procura (contactos feitos a anúncios), oferta (anúncios novos e ativos) e preço médio de quartos para arrendar disponibilizados no portal “OLX”. Se a oferta disparou para os 228%, a procura teve uma quebra de 89%, face ao registado no mesmo período de 2019.

Olhando ainda para a procura , Lisboa (63%), Porto (16%) e Setúbal (12%) foram os distritos que mais se destacaram. Por outro lado, Viseu (+38%) e Coimbra (+32%) revelaram as maiores subidas dos preços médios anunciados entre 2019 e 2020.

Em sentido inverso, Lisboa (-42%) e Viana do Castelo (-16%) registaram as maiores quebras dos preços médios. Andreia Pacheco, Brand Manager do OLX Portugal, considera que “estes números tornam ainda mais clara uma realidade que tem sido muito falada desde o surgimento da pandemia, nomeadamente no que concerne à falta de turistas no território nacional e à consequente necessidade dos proprietários de alojamento local darem outro uso aos seus imóveis”.

A responsável salienta que face a este cenário, “a consequência natural é uma subida brutal da oferta de quartos para arrendar que, por diferentes motivos, acaba por não ser acompanhada pela procura”, o que acaba por se refletir numa descida natural dos preços médios, sobretudo em regiões onde estes estavam claramente inflacionados.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.