[weglot_switcher]

Oferta de veículos usados sobe 22% em setembro

O aumento da oferta beneficiou do disparo nos veículos elétricos, que juntamente com os híbridos representam 10% da oferta e da procura no mercado, de acordo com os dados do Stanvirtual
inspeção
16 Outubro 2023, 14h44

A oferta de veículos usados cresceu 22% em setembro, ao mesmo tempo que a procura subiu 2%, em termos homólogos, de acordo com os dados do Standvirtual. Os aumentos são particularmente acentuados nos elétricos, sendo notórios em todos os intervalos de idade das matrículas.

O mundo em 2045. Consumo mundial de petróleo dispara e combustíveis fósseis continuam a dominar

Analisando por combustíveis, a oferta disparou 91% nos elétricos e 100% nos elétricos premium, ao passo que a procura subiu 30% e 70% respetivamente. No caso dos veículos a gasolina e gasóleo, a oferta aumentou 29% e 8%, ao mesmo tempo que a procura mostrou estabilidade.

Deste modo, o diesel continua a ser a tipologia mais procurada (58%), seguida pela gasolina (27%). Os elétricos e híbridos representaram cerca de 10% da procura e da oferta em setembro.

Ao nível dos preços a categoria dos 10 aos 25 mil euros tem a maior procura (38%), superada pela própria oferta (54%). Ainda assim, são as categorias acima de 30 mil euros e entre 15 e 30 mil euros que registam aumentos mais pronunciados (24% e 18%, respetivamente).

A oferta aumentou nas três categorias, sendo que a mais notória se registou nos veículos acima de 30 mil euros, com um peso de 36%.

Olhando ao ano de matrícula, a oferta subiu em todos os intervalos de idade, sendo que a tendência é mais acentuada nos carros com até um ano (subida de 29%). Simultaneamente, a procura recuou 9% nos veículos com até um ano e 8% nos que têm entre 10 e 15 anos.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.