[weglot_switcher]

Offshores: 10 mil milhões passaram ao lado do Fisco

Em quatro anos, a Autoridade Tributária e Aduaneira não fiscalizou cerca de 20 transações que foram identificadas pelos bancos como transferências de dinheiro para paraísos fiscais.
21 Fevereiro 2017, 10h02

Pelo menos dez mil milhões de euros foram transferidos para paraísos fiscais sem serem alvo de qualquer tipo de controlo por parte das Finanças entre 2011 e 2014, segundo noticia esta terça-feira o jornal “Público”. A situação estará agora a ser investigada pelo Inspecção Geral de Finanças (IGF) a pedido do Ministério das Finanças, liderado por Mário Centeno.

Todos os anos, os bancos são obrigados pelo fisco a sinalizar todas as transferências de dinheiro de Portugal para contas sediadas em paraísos fiscais. No entanto, nos últimos anos, pelo menos 20 transferências passaram ao lado do controlo da Autoridade Tributária e Aduaneira (AT), apesar de terem sido comunicadas à administração fiscal pelas instituições financeiras, tal como determina a lei, de acordo com o matutino.

O Ministério das Finanças confirmou ao “Público” que a situação foi detetada quando foi “retomado o trabalho de análise estatística e divulgação” dos valores das transferências para os centros offshores e os chamados “territórios com tributação privilegiada”, entre o final de 2015 e início de 2016. O valor transferido para paraísos fiscais, principalmente para as Baamas, Hong Kong e Panamá, cresceu 133% em 2015 face ao ano anterior, para 8885 milhões de euros.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.