[weglot_switcher]

Oficial: Boris Johnson é o novo primeiro-ministro britânico

O antigo autarca de Londres vai substituir Theresa May no cargo de primeiro-ministro do Reino Unido a partir de quarta-feira. Boris Johnson já avisou que não receia um Brexit sem acordo.
23 Julho 2019, 12h05

Boris Johnson é o novo primeiro-ministro britânico. O político saiu vencedor das eleições internas do Partido Conservador, batendo o seu rivall Jeremy Hunt, em que 160 mil membros escolheram o seu líder e primeiro-ministro do Reino Unido.

O antigo autarca de Londres, chegou a ser ministro dos Negócios Estrangeiros no Governo de Theresa May, mas demitiu-se há um ano, por rejeitar o plano da então primeira-ministra para o Brexit.

As sondagens indicavam claramente o favoritismo de Boris Johnson, que apontavam para intenções de voto na casa dos 70%, segundo a Reuters.

Durante a campanha, o conservador prometeu alcançar um novo acordo de saída com a União Europeia. Se não conseguir alcançá-lo, Boris Johnson não vai hesitar em avançar para um Brexit sem acordo, conforme já ameaçou.

“Vamos, naturalmente, tentar colocar o nosso plano em ação, e prepararmo-nos para sair a 31 de outubro, aconteça o que acontecer”, disse o político conservador em junho em entrevista a uma rádio, citado pela Reuters.

Boris Johnson vai tornar-se no líder do Reino Unido num momento altamente conturbado devido ao Brexit. Até 31 de outubro, o novo primeiro-ministro vai ter de encetar novas negociações com a Comissão Europeia sobre o acordo de saída, isto depois de Bruxelas já ter avisado por diversas vezes que não pretende reabrir as negociações. Sem conversações, o Reino Unido dirige-se para um saída sem acordo, e para as consequências económicas imprevistas.

Recorde-se que o parlamento britânico já chumbou por três vezes os acordos obtidos em Bruxelas por Theresa May. Boris Johnson vai ter de enfrentar agora o seu próprio partido e também o parlamento para tentar um Brexit com acordo.

Três ministros do Governo de Theresa May já avisaram que se iriam demitir nas próximas 36 horas, caso Boris Johnson fosse eleito, devido à sua defesa de um Brexit sem acordo, segundo o The Guardian. Vários membros do seu partido já ameaçaram derrubar Boris Johnson no outono, caso o político continue a procurar uma saída sem acordo.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.