[weglot_switcher]

Oficial: Fronteiras com Espanha abrem a 1 de julho

Segundo Eduardo Cabrita, os países da Península Ibérica estão “em total sintonia” no que toca à reabertura, depois de terem acompanhado as respetivas situações epidemiológicas. 
  • Cristina Bernardo
5 Junho 2020, 19h01

O ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, admitiu esta sexta-feira, 5 de junho, que as fronteiras entre Espanha e Portugal serão reabertas a 1 de julho, tal como Espanha já tinha revelado esta semana.

A decisão surgiu numa reunião com a Comissão Europeia e os ministros das Administrações Internas dos respetivos países, onde se abordou a “coordenação europeia no gradual levantamento das restrições de fronteiras internas e externas”.

Sendo que Portugal só tem fronteira terrestre com Espanha, a decisão só estava pendente do lado português, com Espanha a admitir vontade de reabertura a 1 de julho. Segundo Eduardo Cabrita, os países da Península Ibérica estão “em total sintonia” no que toca à reabertura, depois de terem acompanhado as respetivas situações epidemiológicas.

O ministro da Administração Interna esclareceu ainda que não vão ser aplicadas situações de quarentena interna, uma decisão que também surgiu da reunião com a Comissão Europeia para o espaço europeu. Desta forma, “Portugal não aplicará quarentenas dentro do espaço da União Europeia”

Relativamente às fronteiras europeias externas, com outros países, a Comissão Europeia propôs um alargamento dos voos não essenciais até ao próximo dia 1 de julho. “Portugal mantém as exceções com os países de língua portuguesa e os países com significativas comunidades portuguesas”, declarou Eduardo Cabrita.

De acordo com o ministro, a Comissão Europeia vai emitir uma recomendação sobre o levantamento das fronteira, depois de ser avaliada a situação sanitária nos países europeus.

Face à criação de uma ponte aérea direta com o Reino Unido, que já não pertence à União Europeia, Eduardo Cabrita afirmou que “Portugal manifestou vontade de negociar bilateralmente com o Reino Unido”, de forma a que não seja necessário uma quarentena aos cidadãos britânicos, dos quais depende o turismo do Algarve.

Também os voos de e para Espanha regressam no próximo mês, enquanto os de Itália permanecem limitados, com essa limitação a desaparecer quando Itália reabrir todo o país e autorizar todos os voos.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.