[weglot_switcher]

Oito dicas para otimizar o LinkedIn e encontrar o emprego de sonho

A importância do LinkedIn na procura de trabalho é inquestionável na era digital.  E para ajudar a encontrar o emprego certo, a Adecco tem algumas sugestões que poderão fazer a diferença.
  • Cristina Bernardo
30 Outubro 2018, 12h00

1. Foto de perfil 

Não incluir uma foto no seu perfil torna-o impessoal. Utilize uma fotografia recente e mantenha-a atualizada. Além disso, esta deve mostrar o seu lado profissional e ser tirada para o efeito. Sorrir é sempre uma boa opção, pois mostra que é alguém de fácil trato.

2. Criar uma URL personalizada

Quando criar uma conta no LinkedIn, é-lhe atribuída automaticamente uma url que contém uma combinação de números e de letras. Pode editá-la para que inclua o seu nome e quando uma alguém fizer uma pesquisa pelo mesmo no Google o seu perfil do LinkedIn vai aparecer mais bem posicionado nos resultados.

3. Aposte nas palavras-chave

Quanto mais palavras-chave em comum com o que o recrutador procura, melhor. Na descrição das atividades de cada trabalho, por exemplo, utilize termos diversificados para definir que faz, até mesmo para o nome da função podem existir nomenclaturas diferentes… utilize as variações a seu favor.

4. Participe em grupos da sua área de especialidade

Se não se sentir à vontade para adicionar pessoas desconhecidas – embora também seja relevante nesta rede social, já que um dos objetivos é aumentar a sua rede de contactos – pode participar em grupos e conhecer alguns profissionais da sua área.

A interação regular nos mesmos aumentará a sua relevância para o algoritmo e também estabelecerá um relacionamento com utilizadores importantes no seu setor de atividade.

5. Recomende conexões

Quanto mais recomendações tiver, mais relevante é o seu perfil. Colegas de trabalho ou de formação, chefes, parceiros de negócio, sócios, clientes e outros stakeholders certamente trarão benefícios para a sua visibilidade na rede. Para tal, se recomendar outras pessoas a possibilidade de ser recomendado aumenta, ao existir reciprocidade.

6. Aposte em artigos e publicações

Publicar artigos sobre temas que domina e partilhar conteúdos relevantes podem também levar a um aumento dos seus contactos e que empresas e potenciais recrutadores o conheçam um pouco melhor.

7. Escolha um bom título

O título é o que fica abaixo do seu nome. Escolha palavras-chave fortes que transmitam o que faz e/ou pretende fazer no futuro. Lembre-se que as primeiras impressões do seu perfil são feitas em função da informação que coloca neste título profissional. Deve criar impacto a quem o vê pela primeira vez. Os recrutadores querem saber quem é, que experiências apresenta e o que pode trazer às empresas.

8. Destaque as principais funções em cada cargo

Na informação acerca da sua experiência profissional, além do nome do cargo, faça uma breve descrição com as principais atividades que exerceu em cada um.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.