[weglot_switcher]

OMS diz que medidas aplicadas para travar variante Delta devem funcionar com Ómicron

O diretor regional da OMS para o Pacífico Ocidental alertou ainda que “enquanto a transmissão continuar, o vírus pode continuar a sofrer mutações”.
  • Organização Mundial de Saúde
3 Dezembro 2021, 14h23

A Organização Mundial de Saúde (OMS) referiu que as medidas usadas para conter a variante Delta devem continuar a ser a base para o combate à pandemia do coronavírus, mesmo face à nova variante da Ómicrom, segundo o “Politico”.

O diretor regional da OMS para o Pacífico Ocidental, Takeshi Kasai, afirmou também que a população não deve “surpreender-se em ver mais picos no futuro”. “Enquanto a transmissão continuar, o vírus pode continuar a sofrer mutações, como demonstra o surgimento da Ómicron, lembrando-nos da necessidade de ficarmos vigilantes”, destacou.

Relativamente às decisões que alguns países tem adotado em relação a fechar as fronteiras Takeshi considerou que isso apenas poderá atrasar a chegada do vírus, mas ainda assim os países devem preparar-se para novos surtos.

“O controlo de fronteiras pode atrasar a chegada do vírus e ganhar tempo. Mas todos os países e todas as comunidades devem estar preparadas para novos surtos de casos ”, afirmou Takeshi Kasai.

Relativamente à Omicron o porta-voz da OMS, Christian Lindmeier pediu, esta sexta-feira, que os fabricantes de vacinas contra a Covid-19 ajustassem a receita em função da nova variante. “É recomendável que os fabricantes de vacinas comecem já a planear com antecedência a probabilidade de ter que ajustar a vacina existente”, sublinhou.

Quanto a possíveis novas pandemias, a OMS lançou a 1 de dezembro, um processo de negociação com o propósito de chegar a um acordo internacional para uma melhor prevenção.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.