[weglot_switcher]

OPEP reduz produção de petróleo face à queda da oferta iraniana devido às sanções dos EUA

Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) baixou a produção de petróleo no mês de agosto, já que as medidas norte-americanas arruinaram a tentativa de elevar a produção para os níveis acordados.
  • Esam Omran Al-Fetori/Reuters
22 Setembro 2018, 14h15

A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) reduziu a produção de petróleo no mês agosto, já que a queda da oferta iraniana devido às sanções dos EUA acabou por arruinar as suas tentativas de elevar a produção para os níveis acordados, revela a agência “Reuters”, numa altura em que os produtores de energia continuam a manter conversações na Argélia.

Na sexta-feira, uma fonte próxima referiu à “Reuters” que os aliados da OPEP liderados pela Rússia estavam a considerar a possibilidade de aumentar a oferta de petróleo em mais 500 mil barris por dia, já que as sanções dos EUA ao terceiro maior produtor da OPEP, o Irão, atacam as exportações de Teerão.

“Se um aumento na produção for proposto, haverá uma abundância de contra-argumentação no mercado que reduzirá ainda mais a capacidade disponível”, afirmou Olivier Jakob, da consultora Petromatrix.

Uma comitiva de monitorização da OPEP e não-OPEP que está reunida na capital argelina (Argel) neste fim-de-semana descobriu que o cumprimento dos produtores de petróleo com um acordo de redução de oferta atingiu os 129% em agosto.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.