[weglot_switcher]

Operação Navidad investiga suspeitas de fraude fiscal com venda de carne para a Venezuela

A Polícia Judiciária esclarece que a Operação Navidad investiga “vários contratos, celebrados entre 2013 e 2016, entre uma empresa estatal venezuelana e uma sociedade pertencente a um grupo empresarial português, no valor de dezenas de milhões de euros, respeitante à venda de várias toneladas de carne”.
  • Cristina Bernardo
28 Novembro 2019, 17h25

A Polícia Judiciária efetuou esta semana cerca de dez buscas domiciliárias e não domiciliárias no âmbito de uma investigação relacionada com suspeitas de fraude fiscal qualificada e branqueamento de capitais. Em causa, escreve a RTP, está um negócio de venda de carnes à Venezuela por parte de uma empresa portuguesa que, acreditam os investigadores, terá lesado o Estado português em milhões de euros.

Este inquérito-crime é dirigido pelo Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP).

Em comunicado, a Polícia Judiciária esclarece que a Operação Navidad investiga “vários contratos, celebrados entre 2013 e 2016, entre uma empresa estatal venezuelana e uma sociedade pertencente a um grupo empresarial português, no valor de dezenas de milhões de euros, respeitante à venda de várias toneladas de carne”.

A Polícia Judiciária acredita que existem “fortes suspeitas” de que os lucros obtidos no negócio não tenham sido declarados ao fisco, “bem como de que os arguidos tenham recebido comissões avultadas através de sociedades offshore”.

Esta “Operação Navidad” já provocou a detenção de um pessoa sendo que duas foram constituídas arguidas, juntamente com três empresas.

Recorde-se que o jornal “Público” adianta que o Estado terá sido lesado em sete milhões de euros.

 

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.