[weglot_switcher]

OrCam Technologies: Inteligência Artificial ajuda pessoas com problemas de visão

“A tecnologia de reconhecimento ótimo de caracteres permite compreender a estrutura dos textos, captura imagens e vídeos instantaneamente para os poder analisar (que são descartados após utilização) e desempenha todas as suas funções sem necessidade de conexão à Wi-Fi”, disse o country manager da OrCam Technologies ao Jornal Económico.
3 Agosto 2020, 07h40

A Inteligência Artificial já consegue ajudar pessoas com dificuldades de visão, de baixas a moderadas. A OrCam Read só vai estar disponível em Portugal no fim do verão mas o leitor, com o formato de uma caneta, permite que pessoas com dislexia ou fatiga de leitura leiam um texto em qualquer superfície.

Também o OrCam MyEye combina a Inteligência Artificial, para auxiliar pessoas com problemas de visão alta, num aparelho que é do tamanho de um dedo. O dispositivo tecnológico é portátil e permite seguir o olhar do utilizar, captando imagens e texto, lendo em voz alta para o utilizador.

Em entrevista ao Jornal Económico, Fabio Rodriguez, country manager da Península Ibérica, abordou estas soluções criadas pela OrCam Technologies, que estarão à venda em Portugal ainda este ano.

Qual a diferença entre o OrCam MyEye e o OrCam MyReader?
O OrCam MyEye é um dispositivo portátil de tecnologia de assistência visual que permite uma utilização mãos-livres. O mesmo combina o poder da visão artificial com um dispositivo do tamanho de um dedo, permitindo o reconhecimento facial, a leitura, a identificação de produtos de supermercado, de cores e de dinheiro (notas) e ver as horas, com um simples gesto de olhar para o relógio (mesmo que não se  tenha relógio no pulso) – convertendo toda essa informação em aúdio. Já o OrCam MyReader é a versão mais simples do primeiro produto, que apenas permite a leitura.

O MyEye foi atualizado em 2017. A que se deveu essa atualização?
Em Portugal, o OrCam MyEye foi lançado em 2019, pelo que a versão disponibilizada já era a 2.0. No entanto, a primeira versão do OrCam MyEye era menos intuitiva e maior do que a que vemos atualmente, daí o dispositivo ter sofrido essa atualização.

Quais as novas funcionalidades/vantagens deste dispositivo face ao anterior?
Na primeira atualização em 2017, o OrCam MyEye passou a 2.0 e mudou o hardware, o que lhe conferiu um design ligeiramente diferente (sem fios e com o painel de controlo no próprio aparelho) e mais funcionalidades (reconhecer notas e cores). Na atualização de software de 2019, o dispositivo passou a permitir ser emparelhado com auriculares Bluetooth, para que o áudio pode ser escutado apenas pelo utilizador
da solução.

Na nova atualização de software e hardware que estará disponível em finais de 2020, o OrCam MyEye 2.0 tem novas características (ainda em Beta) como a orientação e leitura inteligente. Este permitirá ao utilizador ir reconhecendo objetos no seu caminho, e indicar onde esses objetos se encontram, para se desviarem.

Em quantos países é que este dispositivo está presente? Em quantas línguas?
Atualmente o OrCam MyEye está disponível em 25 línguas e em 48 países.

A que tecnologias recorreu a empresa para a criação do dispositivo?
Para esta tecnologia estar disponível ao público, a empresa conta com 130 funcionários de R&D dedicados a desenvolver software, algoritmos e hardware. O sistema recorre a soluções avançadas de Inteligência Artificial e machine learning para desempenhar as suas funções principais. A tecnologia OCR (reconhecimento ótimo de caracteres) permite compreender a estrutura dos textos, captura imagens e vídeos instantaneamente para os poder analisar (que são descartados após utilização) e desempenha todas as suas funções sem necessidade de conexão à Wi-Fi.

Esta última característica é comum a todos os produtos da OrCam Technologies e pretende assegurar a privacidade e proteção de dados dos utilizadores, algo muito importante para nós.

Qual a sensação de serem destacados como uma das “melhores invenções” em 2019 pela revista Time?
Estamos verdadeiramente honrados que a nossa solução OrCam MyEye tenha sido distinguida como uma das melhores invenções de 2019, na categoria de Acessibilidade. Apreciamos profundamente o reconhecimento da TIME relativamente à capacidade de mudar vidas da OrCam. Fomos pioneiros nesta inovação com o objetivo de a tornar numa ‘inteligência artificial de companhia’ para ajudar diretamente as pessoas invisuais, com dificuldades visuais ou de leitura.

Temos sempre o cuidado de transmitir que a nossa principal missão passa precisamente por utilizar a inteligência artificial e a tecnologia para melhorar o mundo e mudar vidas e, portanto, ser reconhecidos por uma entidade como a TIME por isso mesmo é um orgulho.

Qual o público-alvo do MyEye? E do Read?
No fundo é o formato do dispositivo que distingue os públicos-alvo de cada aparelho: no caso do OrCam MyEye, a ideia era desenhar um dispositivo mãos-livres, que seguisse o olhar do utilizador, para que as pessoas cegas pudessem ouvir o texto ao olhar na direção geral do texto. Por isso foi desenhado um wearable sem fios, leve e do um tamanho de um dedo que adere magneticamente às hastes dos óculos. Neste sentido o seu públicoalvo são pessoas com grandes dificuldades de visão ou mesmo cegas.

No caso do OrCam Read, feito para ser agarrado como se fosse uma caneta e que pode ler página inteiras ou partes do texto, já é necessária alguma noção espacial para o poder manusear, e por isso o seu público-alvo passa por pessoas com alguma dificuldade de leitura, dislexia ou que leiam grandes volumes de texto.

Qual a mais valia do OrCam Read?
Com este dispositivo foi possível tornar a nossa avançada tecnologia mais acessível à população, de duas maneiras: primeiro foi desenvolvida tecnologia especifica para os indivíduos com visão baixa e dislexia.

Adicionalmente, neste novo formato, foi possível produzir um dispositivo com um preço mais baixo, o que tornará também a tecnologia acessível a um grupo maior de pessoas.

Estes produtos serão disponibilizados em Portugal?
O OrCam MyEye e o OrCam MyReader já estão disponíveis em Portugal desde outubro de 2019, em português de Portugal e o OrCam Read será disponibilizado no final de agosto deste ano – também em português de Portugal.

Para adquirir qualquer produto, funcionamos com base em distribuidores: os interessados na solução vão ao nosso site e preenchem um formulário. Depois é lhes indicado o distribuidor mais perto, onde o cliente pode demonstrar o aparelho e, se quiser, adquiri-lo. O distribuidor é também indicado para dar formação acerca de como o produto deve ser utilizado, e por isso o conhecimento dos distribuidores acerca do produto é importante para garantir o melhor serviço para os nossos clientes.

Em Portugal, um dos nossos principais distribuidores é a Ataraxia, uma empresa especializada na importação de soluções de avançada tecnologia para apoio aos problemas da visão.

Qual o preço de venda destes dispositivos?
Neste caso, o OrCam MyEye tem um custo de 4.500 euros e o OrCam MyReader um custo de 3.500 euros. Já o novo OrCam Read tem um custo de 1.800 euros.

Sendo já utilizado em diversos países, qual o feedback já recebido?
Temos recebido feedback muito positivo dos nossos produtos, tanto dos nossos utentes como de entidades médicas e governamentais e inclusive têm surgido iniciativas para além das nossas expectativas.

Destas é exemplo o caso das eleições em Israel. No início de 2019, em abril, foi aprovado para ser utilizado como ajuda nas eleições de Israel, para que os eleitores cegos pudessem votar pela primeira vez sem necessidade de terem com eles um acompanhante.

Nos maiores mercados como a Alemanha e os Estados Unidos, centenas de cidadãos com baixa visão já estão a disfrutar das vantagens da OrCam, que lhes proporciona uma melhor qualidade de vida. Mais recentemente, em junho, a cidade de Gwangju, a sexta maior cidade na Coreia do Sul, e uma cidade altamente rica em IA, fez uma parceria com a OrCam para equipar a população cega e com dificuldades de visão com dispositivos OrCam, de modo a tornar os equipamentos públicos mais acessíveis a pessoas com este tipo de deficiência.

Já foram apresentadas novidades no Consumer Eletronics Show 2020. Do que podemos ficar à espera?
Das novidades apresentadas no Consumer Electronics Show 2020, o OrCam Read será o primeiro a ser disponibilizado no mercado, agora em agosto de 2020.

A segunda novidade, o OrCam Hear é o primeiro aparelho de inteligência artificial com a capacidade de se integrar com os aparelhos auditivos, melhorando o seu funcionamento. Destinado a pessoas com dificuldade de audição, o OrCam Hear torna inteligente o normal
funcionamento de um aparelho auditivo pois identifica e isola a voz de um locutor no meio de muitos e transmite e aumenta o volume do discurso através do aparelho auditivo, em tempo real. Este aparelho combina táticas de leitura de lábios com separação intuitiva da fonte de voz alternando facilmente entre os locutores que o utilizador quer ouvir. Este lançamento é muito antecipado, já que o mesmo foi distinguido nos CES 2020 Innovation Awards como “Best of Innovation” pela Consumer Technology Association (CTA). Esta novidade será lançada em 2021.

Já o OrCam MyMe (ainda sem data prevista de lançamento) será a primeira plataforma de inteligência artificial que funciona como um companheiro de reconhecimento facial, fornecendo detalhes importantes acerca da pessoa que se encontra à frente do utilizador.
O assistente pessoal que se encontra ligado a uma aplicação no smartphone ou smartwatch, o OrCam MyMe é colocado na roupa e opera em tempo real para gravar caras, que são guardadas para futuro reconhecimento facial. Após reconhecer uma pessoa, o seu nome, informação de contacto, perfil do LinkedIn e outros detalhes são enviados para a aplicação complementar.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.