[weglot_switcher]

Ordem dos Médicos aguarda com ceticismo abertura dos concursos para área hospitalar e Saúde Pública

A Ordem dos Médicos acompanhou um grupo de jovens especialistas à Comissão Parlamentar de Saúde para entrega de uma Carta Aberta que foi já subscrita por mais de três mil médicos.
  • Bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães
23 Fevereiro 2018, 17h24

Em resposta ao anúncio de hoje, sexta-feira, do ministro da Saúde no Parlamento de que será lançado, na próxima semana, o concurso para colocação dos médicos que terminaram o internato na área hospitalar e de Saúde Pública nos últimos dez meses, o bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, já fez saber que ficará a aguardar que o ministro da Saúde “cumpra a promessa”, bem como para ver o despacho publicado em Diário da República, sublinhando que “os médicos só acreditam quando isso se verificar”.

Recorde-se que, ontem, quinta-feira, a Ordem dos Médicos acompanhou um grupo de jovens especialistas à Comissão Parlamentar de Saúde para entrega de uma Carta Aberta que foi já subscrita por mais de três mil médicos. Nesta carta, os jovens médicos especialistas alertam para o atraso na abertura de concursos, sendo que, no total, são mais de 700 os jovens que aguardam a abertura dos concursos para serem colocados nas unidades de saúde do Serviços Nacional de Saúde.

Apesar de a razão do atraso ser atribuída ao ministério das Finanças, Miguel Guimarães recusa-se a aceitar esta justificação e sublinha que “a desculpa das Finanças para mim já não serve, quem é o responsável pelo ministério da Saúde não é o ministro das Finanças”.

O Bastonário lamenta ainda que “os médicos tenham sido sujeitos a toda esta pressão e a um tão longo período de incerteza e indefinição”, e acrescenta que este tempo “foi sobretudo um tempo de grande perda para os doentes, com potencial prejuízo clínico enquanto aguardam em listas de espera, e para a vida pessoal e profissional dos jovens médicos. A Saúde dos portugueses não se compadece com tempos de espera políticos”.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.