[weglot_switcher]

“Order! Order!”. Presidente da Câmara dos Comuns demite-se do Parlamento

Famoso pelos gritos “Order! Order!” durante os debates parlamentares, John Bercow anuncia a retirada da Câmara dos Comuns horas antes do Parlamento ficar suspenso até 14 de outubro.
9 Setembro 2019, 16h08

John Bercow, o presidente da Câmara dos Comuns no Parlamento britânico, anunciou que sairá do Parlamento no final de outubro ou mais cedo, se houver eleições antecipadas. De acordo com o The Guardian, esta segunda-feira, Bercow confessou que caso o pedido para nova legislativas seja chumbado esta tarde, que o cargo ficaria livre a 31 de outubro.

Ou seja, caso o Parlamento aprove o pedido de eleições antecipadas feito pelo Governo (para 15 de outubro), Bercow não se candidatará às mesmas. Caso contrário, demitir-se-á a 31 de outubro, pois previsivelmente terminarão nessa semana os debates sobre o Discurso da Rainha. Este é o discurso que Isabel II lerá no Parlamento, escrito pelo Executivo, a delinear o seu programa para o ano seguinte.

“Se a Câmara aprovar esta noite o diploma de nova eleições, o meu mandato enquanto orador e deputado termina quando este parlamento terminar”, anunciou. “Se a Câmara não aprovar, concluo que a maneira menos disruptiva e mais democrática seria a minha retirada na quinta-feira, 31 de outubro. Menos disruptiva porque a data calha dias depois do debate sobre o Discurso da Rainha, que está previsto para dia 21 e 22 de outubro. Mais democrática porque significaria que as eleições sucedem-se depois de serem anunciados os candidatos”, anunciou perante os deputados.

Famoso pelos gritos de “Order!” com que conduz os trabalhos, o deputado eleito pelo círculo de Buckinghamshire há 22 anos recordou ter prometido à mulher e aos três filhos que as eleições de 2017 seriam as últimas a que concorreria.

Durante o seu discurso na Câmara dos Comuns, esta segunda-feira, Bercow relembrou que já ocupa o cargo de presidente há 10 anos e que com ele levará boas recordações. No fim, o orador deixa votos de boa sorte ao seu sucessor e apela para que os direitos dos deputados sejam preservados, tal como o respeito pelo Parlamento. As suas palavras foram seguidas de uma ovação em pé de deputados de todos os quadrantes políticos, que o ainda speaker agradeceu de olhos húmidos.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.