[weglot_switcher]

Orey reduz prejuízo e decide abandonar o setor financeiro

A Orey tem implementado, nos últimos dois anos, uma reestruturação económica e financeira, assente na redução de custos operacionais e de estrutura, na transformação da estrutura de balanço e da dívida financeira.
11 Agosto 2018, 11h48

O Grupo Orey registou um prejuízo de 2,04 milhões de euros em 2017, o que representa uma diminuição de 84% face aos 12,8 milhões de euros de resultados negativos do ano anterior, segundo informações comunicadas ao mercado. A sociedade anunciou ainda mudanças na estratégia empresarial, nomeadamente a decisão de abandonar o setor financeiro.

A Orey tem implementado, nos últimos dois anos, uma reestruturação económica e financeira, assente na redução de custos operacionais e de estrutura, na transformação da estrutura de balanço e da dívida financeira (reduzindo o montante e estendendo a maturidade) e ainda na descida do custo da dívida financeira.

Em 2017, as receitas operacionais diminuíram 8,7% para 67,02 milhões de euros em 2017, o que a empresa justificou com “as áreas de navegação e logística em Portugal e Espanha e a das representações técnicas navais e industriais”.

O EBITDA – lucros antes de juros, impostos, depreciações e amortizações – fixou-se em 4,50 milhões de euros, o que significa um disparo de 203,9% face aos 4,33 milhões de euros negativos, em 2016. A margem bruta aumentou 6,7% para 19,74 milhões de euros no ano passado, graças a “projetos de maior diferenciação, nomeadamente em Angola”.

Em linha com o plano de reestruturação, os custos operacionais caíram 6,4% para 15,84 milhões de euros. “Esta combinação de subida de margem bruta e descida de custos operacionais levou a que o EBITDA operacional subisse 149,5% de 1,56 milhões de euros em 2016 para 3,89 milhões de euros em 2017”, afirmou a Orey, em comunicado.

Administração aprova três mudanças na estratégia futura

A Orey informou ainda o mercado de que o Conselho de Administração aprovou três mudanças na estratégia futura da empresa. A empresa irá “focar a atividade da sociedade nas áreas de transportes e logística e serviços relacionados”, “sair do setor financeiro” e “adotar todas as medidas necessárias para alienar, com a maior brevidade possível, os ativos não operacionais, incluindo as responsabilidades com estes relacionadas”.

Neste sentido, a Orey espera agora a autorização do Banco de Portugal da alteração de tipologia da licença da Orey Financial de IFIC (Instituição Financeira de Crédito) para SC (Sociedade Corretora). Medidas relacionadas, como a redução de capital e a autorização de venda do capital, estão também condicionadas à aprovação do regulador.

A sociedade pretende vender a totalidade da posição acionista na Orey Financial Sociedade Corretora. A totalidade do capital da futura Orey Financial detidos pela sociedade são valorizados em 400 mil euros, de acordo com as ofertas recebidas, que foram aprovadas pelo Conselho Fiscal.

As propostas recebidas são da Orey Inversiones Financieras SL, sociedade também controladora da Sociedade Comercial Orey Antunes por 60% do Capital da Orey Financial, e da Consultoria & Inversiones Escorial SL, por 40% do capital da Sociedade. As duas ofertas representam o rácio de price to book value de 0,5x.

“Finalmente, a SCOA aprovou a resolução do contrato de financiamento entre a sua participada Orey Investments Holding (OIH) e a Stichting Araras Finance Holding e a posterior venda, pela Stichting da Araras Finance BV à Orey Inversiones Financieras. Esta transação foi aprovada pelo Conselho Fiscal da Sociedade”, acrescentou.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.