[weglot_switcher]

Organização Mundial da Saúde alerta para aumento de taxa de infeção em África

“Mesmo que estes casos em África signifiquem menos de 3% do total global, é claro que a pandemia está a acelerar”, explicou a diretora regional da OMS para África.
12 Junho 2020, 18h53

A Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou esta sexta-feira, 12 de junho, para o aumento dos novos casos de infeção por Covid-19 em África, depois do continente atingir os 200 mil casos esta semana, avança o ‘The Guardian’.

Matshidiso Moeti, diretora regional da OMS para África, afirmou que “demorou 98 dias para atingir os primeiros 100 mil casos e apenas 18 dias para chegar aos 200 mil casos”, demonstrando a facilidade com que os casos se têm espalhado pelo território.

Até ao dia de hoje, o continente africano regista um total de 5.635 mortes devido à pandemia da Covid-19. “Mesmo que estes casos em África signifiquem menos de 3% do total global, é claro que a pandemia está a acelerar”, explicou Moeti.

Atualmente a África do Sul é o país africano mais afetado do continente, com mais de um quarto das infeções de África. Ainda assim, a maioria dos países regista menos de mil infeções, admitiu a diretora regional da OMS, apontando que as Nações Unidas não acreditam que os casos mais graves estejam a passar despercebidos.

Embora contabilizem menos de seis mil mortes, um total de cinco países africanos representam 70% destas mortes, como África do Sul, Argélia, Nigéria, Egipto e Sudão. “A pandemia ainda está concentrada à volta das capitais dos países mas estamos a ver mais casos a espalharem-se nas províncias”, afirmou Moeti, sustentando que o vírus entrou no continente a partir dos voos internacionais provenientes da Europa.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.