[weglot_switcher]

Ortega na luta pelo lugar de mais rico do mundo

Amancio Ortega, fundador da Inditex, é já o segundo homem mais rico do mundo. A sua fortuna, avaliada em 69,6 mil milhões de euros pela Bloomberg, está a apenas 1,8 mil milhões da de Bill Gates, que continua a liderar esta lista e a doar a sua fortuna a causas sociais.
30 Agosto 2017, 11h26

Amancio Ortega, dono do império Inditex (onde se inclui a Zara), é o homem mais rico da Europa, mas isso não parece chegar ao espanhol. De acordo com o índice de milionários Bloomberg, Ortega é já o segundo homem mais rico do mundo, ultrapassando Jeff Bezos – que em julho chegou a estar na liderança durante três breves horas.

A diferença para Bill Gates, que se mantém no topo desta lista, é agora de 1,8 mil milhões de euros. Ortega, de 81 anos, tem uma afortuna avaliada em 69,6 mil milhões de euros, ao passo que a de Gates está avaliada em 71,4 mil milhões. Jeff Bezos, cofundado da Amazon, ocupa o terceiro lugar, com 68,5 mil milhões de euros em ativos.

A fortuna de Ortega cresceu 117% desde que, em 2012, foi inaugurado este índice da Bloomberg, quase quatro vezes mais que Bill Gates, cuja fortuna cresceu “apenas” 36%. O maior crescimento foi, no entanto, de Bezos, cuja fortuna valorizou 353%.

Recorde-se que Bill Gates, de 61 anos, comprometeu-se publicamente a doar a maioria da sua fortuna a causas sociais. Desde 1994, o fundador da Microsoft já doou ações da Microsoft no valor de 29,2 mil milhões de euros. A maior doação aconteceu em 2000, quando ofereceu um total de 3,8 mil milhões de euros em ações da Microsoft à Fundação Bill e Melinda Gates.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.